22/08/2023

A partir de agora planos de saúde devem cobrir exames para covid-19

Segundo a Agência Brasil, os pacientes com síndrome gripal ou respiratória aguda grave podem fazer os exames a partir o oitavo dia do início dos sintomas

plano_de_saude

A partir de agora planos de saúde devem cobrir exames para covid-19 (Foto: Agência Brasil)

A Agência Brasil informou que a partir da sexta (14) os planos de saúde são obrigados a cobrir exames de detecção do novo coronavírus. De acordo com a agência de notícias, a decisão foi tomada ontem pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar prevê a cobertura para a pesquisa de anticorpos IgC ou anticorpos totais.

Desse modo, os pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) podem fazer os exames a partir o oitavo dia do início dos sintomas. Além disso, crianças e adolescentes com quadro suspeito de síndrome multissistêmica inflamatória pós-infecção pelo novo coronavírus também devem fazer.

No entanto, os planos de saúde não estão obrigados a cobrir os testes nos seguintes casos: RT-PCR prévio positivo para Sars-Cov-2; pacientes que já tenham feito o teste sorológico, com resultado positivo; pacientes que tenham feito o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de uma semana; para testes rápidos; pacientes cuja prescrição tem finalidade de screening, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado; e para verificação de imunidade pós vacinal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.