Buscando promover a inclusão e a comunicação, o projeto “A Voz dos Sinais” envolve crianças surdas e ouvintes das escolas municipais de Guarapuava. A ideia é promover o contato das crianças para que elas possam explorar a comunicação, despertando a curiosidade pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nesta terça (24), os alunos das escolas Municipal Jaqueline Fontoura Santos e Iná Ribas Carli participaram mais uma vez do projeto, que segue um cronograma de atividades.
‘A Voz dos Sinais’ teve a idealização da jornalista Sandy Palczuk e o incentivo por meio da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa surgiu como um trabalho experimental durante a graduação em Jornalismo, para falar sobre temas como inclusão e acessibilidade para crianças e introduzir noções básicas de Libras. Dessa forma, o projeto funciona como uma ponte de interação entre crianças ouvintes e pessoas surdas. As crianças conhecem um livreto com textos que buscam inspirar uma nova perspectiva sobre o mundo e fomentar a ideia de ambientes mais inclusivos.
Tudo começou quando a jornalista notou a falta de materiais e projetos voltados para a comunidade surda na área de comunicação social. Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, o sonho de transformar essa ideia em realidade saiu do papel. Além de um livreto que será entregue para as crianças das escolas, os alunos também participam de encontros com atividades programadas para envolvê-los na comunicação. Desse modo, o projeto conta com a participação de 18 crianças surdas e 15 crianças ouvintes que já tem um prévio contato com a Libras.
LIVRETO
A personagem principal da narrativa é Letícia, uma menina surda de sete anos, que representa as barreiras de comunicação enfrentadas diariamente. De acordo com a ideializadora, o tema principal do livreto é romper as barreiras da comunicação.
Nós temos uma personagem que personifica toda a temática. A Letícia, atravessa barreiras de comunicação, incentiva e sonha um mundo mais inclusivo para toda a comunidade surda. Isso é muito importante para um trabalho que comunica com crianças.
As atividades incluem a produção de um livreto educativo e encontros interativos, além de uma presença ativa nas redes sociais. O livreto foi ilustrado pelo publicitário e ilustrador Henrique Gomes. A ilustração da personagem Letícia recebeu uma premiação no Intercom Regional e Nacional de 2022.
Leia outras notícias no Portal RSN.