Abertas as inscrições para a seleção do mestrado e do doutorado em Ciências Florestais

A formação do mestrado e do doutorado é voltada para profissionais tanto da Engenharia Florestal, quanto de áreas afins do conhecimento

As inscrições para o mestrado e o doutorado seguem até o dia 24 de janeiro (Foto: Ascom/Unicentro)

A assessoria de comunicação da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) anunciou nesta quarta (8) que estão abertas as inscrições para a seleção das turmas 2020 de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF). A área de concentração do Programa é Manejo Sustentável de Recursos Florestais.

Assim, a formação é voltada para profissionais tanto da Engenharia Florestal, quanto de áreas afins do conhecimento. O coordenador do PPGF, professor Eduardo da Silva Lopes, destaca algumas vantagens que as titulações acadêmicas proporcionam para a carreira nesta área.

Na graduação, ainda é um profissional mais eclético que tem uma visão do todo. Mas hoje, muitas empresas, muitos segmentos florestais têm buscado profissionais com maior grau de especialização. E eu acho que esse profissional, a chance dele ser valorizado mais, vai ter. Assim, o mestrado vai permitir que ele amadureça como profissional, que ele se especialize mais numa determinada área que ele tenha afinidade e isso vai propiciar que, quando ele entrar em uma empresa, um órgão de governo, enfim, eu acredito que ele vai ser mais valorizado e vai conseguir desenvolver melhor o seu trabalho. Muitas empresas têm buscado doutores para desenvolver pesquisas dentro da empresa, mas quando se vai para o doutorado, a gente observa que essas pessoas vão mais para a academia.

Ainda de acordo com a assessoria, as inscrições ficam abertas até o dia 24 de janeiro e devem ser feitas através do site do Programa. Após o cadastramento online, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição e anexar o comprovante junto com a documentação exigida, e entregar tudo na Secretaria do Programa, localizada no Campus Irati, ou enviar pelos Correios.

Além disso, a relação de documentos para a inscrição pode ser encontrada no site do PPGF. Na inscrição, o candidato deverá indicar as áreas de atuação de interesse em que pretende desenvolver o seu trabalho de pesquisa: Ergonomia, Mecanização e Colheita Florestal, Manejo de Florestas Nativas e Plantadas. E ainda Melhoramento Florestal, Otimização Florestal, Patologia Florestal. Além de Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais, Silvicultura Urbana, Tecnologia. E por fim, Utilização de Produtos Florestais.

O coordenador do programa explica como funciona o processo de seleção para os cursos da Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro, que acontece em uma etapa única. “Essa etapa única é composta de uma prova escrita de conhecimentos genéricos da área florestal. Além disso, é avaliado o Currículo Lattes desses profissionais com os respectivos documentos comprobatórios. E ainda uma entrevista pessoal que se faz pra poder entender um pouquinho do perfil do candidato, as propostas de pesquisa que ele quer fazer. Enfim, uma conversa pra conhecer o candidato. E, por fim, o quarto item é a proposta de pesquisa”.

A homologação das inscrições e convocação para o processo de seleção será divulgado até o dia 5 de fevereiro. A prova escrita será no dia 10 de fevereiro, das 8h30 até o 12h, no auditório do PDE no campus Irati. O resultado final do processo seletivo será divulgado pelo PPGF, por meio de edital a ser publicado no site do Programa até o dia 6 de março. A matrícula dos candidatos aprovados será no período de 11 e 12 de março, com início das aulas no dia 16 de março.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

MÚSICA

Abertas as inscrições para o maior encontro de bateristas da Região

FAMILIARES EM GUARAPUAVA

CRAS de cidade mato-grossense busca familiares de Pedro Costa

LUTO

Faleceu aos 87 anos em Guarapuava, 'Seo Lazinho'

Comentários