Estão abertas até 13 de março, as inscrições de um curso preparatório para mulheres que pretendem ser candidatas nas eleições deste ano. O curso é oferecido de graça pelo instituto ‘Política por.de.para Mulheres’, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava.
Conforme a diretora do Instituto, Tailaine Cristina Costa, o propósito é fomentar a participação das mulheres na política .“A ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política. Seja como candidatas, dirigentes partidárias e como cidadãs ativas. Trata-se do primeiro curso suprapartidário no Brasil nesse formato”.
Assim, as interessadas podem fazer as pré-inscrições pelo link até o dia 13 de março. No dia 16 de março serão divulgadas as participantes selecionadas para participação no curso. O curso preparatório, será na Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava nos dias 20 e 21 de março.
De acordo com a Secretária de Políticas Públicas para mulheres, Priscila Schran, a iniciativa faz parte do planejamento de ações estabelecidos no Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
“Todo ano eleitoral a lei prevê que a Secretaria promova atividades relacionadas à formação política para mulheres. Para este ano, a atividade é construtiva e aberta a todas as interessadas”.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta (20) à noite, ocorre a abertura oficial com a presença da advogada Ana Claudia Santano. Ela vai destacar as mulheres mandatárias e líderes. Entretanto, no sábado (21), o curso será técnico durante todo o dia. As participantes vão aprender sobre pré-campanha e convenção; regras para registro de candidaturas; regras de propaganda eleitoral. Além disso, ações eleitorais; prestação de contas; publicidade e estratégias de campanha.
INSTITUTO
O instituto ‘POLÍTICA POR.DE.PARA MULHERES’ nasceu em 2015, e foi idealizado pela professora Eneida Desiree Salgado, da Universidade Federal do Paraná. Formatado inicialmente como um projeto de pesquisa, em 2018, tomou a forma de uma Associação sem fins Lucrativos.
Assim, o projeto é uma iniciativa de mulheres que desejam ampliar a participação política feminina em toda a sua pluralidade e diversidade no Brasil. De acordo com o Instituto, em pouco tempo de funcionamento, já foram fechadas parcerias com diferentes setores que também buscam o aumento da participação de mulheres em espaços antes ocupados por homens.
Leia outras notícias no Portal RSN.