22/08/2023
Educação Esportes Guarapuava

Abertura das Olimpíadas das Apaes ensina a respeitar as diferenças

Espetáculo tem a assinatura da Felchak Produções

apae1

Ensaio para o espetáculo (Foto: Divulgação)

Quem comparecer ao espetáculo de abertura das Olimpíadas das Apaes na noite deste sábado (8), no Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Joaquim Prestes, o Joaquinzão, em Guarapuava, vai se surpreender. Além de 1,2 mil atletas de 300 municípios paranaenses, que competirão em 11 modalidades esportivas, segundo a presidente da Apae em Guarapuava, Marcia Cristina Faria Nagase, a abertura envolve alunos da entidade, Grupo de Teatro da Unicentro da professora Rita Felchak, Companhia de Dança Rômani, Estúdio de Dança Bruna Pacheco, alunos da Faculdade Guairacá, e artistas convidados.

Com criação e direção da Felchak Produções o tema trata dos elementos essenciais da vida. De acordo com produtora Daiana Felchak, essa história começa no céu e em todos os universos inimagináveis. E de repente lá de cima, cai uma estrelinha na terra, com seu brilho especial. Ao chegar aqui, começa a conhecer e se adaptar à nova realidade. Passando pelos elementos essenciais: água, terra, ar, fogo.

“Nessa trajetória, conhecer-se e conhecer ao outro nem sempre é fácil, mas é possível, principalmente com amor, compaixão, aceitação e generosidade. Seres diferentes e iguais vão descobrindo juntos, as maravilhas da vida, respeitando cada um dos universos possíveis que estão dentro de nós”, antecipa Daiana ao Portal RSN.

Paralelamente a esse universo artístico que atraiu centenas de voluntários, outras 1,5 mil pessoas também estão participando da organização solidária do evento, que começa neste sábado e segue até o dia 13, em Guarapuava.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.