Abertura do HR é adiada e número de leitos de UTI foi reduzido para 10

A justificativa dada pela Sesa ao Portal RSN é que de que houve conflito na agenda do governador e de que a liberação de leitos será em etapas

Abertura do HR é adiada e número de leitos de UTI foi reduzido para 10 (Foto: 5ª Regional de Saúde)

A entrega do Hospital Regional de Guarapuava prevista para esta sexta (3) acaba de ser adiada para a próxima semana. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a transferência de data ocorreu por causa da agenda do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Todavia, essa data foi confirmada pela Sesa ao Portal RSN, na noite de terça (30), mas na manhã desta quinta (2) houve o comunicado do adiamento.

Outra informação que também foi atualizada é de que ao contrário de 20 leitos de UTI, agora serão 10, contra 40 leitos de enfermaria e não mais 60 como tinha sido confirmado anteriormente. Conforme a chefe da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuch, a liberação de leitos será por etapas, conforme a demanda.

Parte dos equipamentos (Foto: 5ª Regional de Saúde)

“Primeiro serão 10 leitos de UTI e 40 de enfermaria. Depois, 20 leitos de UTI e 80 de enfermaria e assim por diante. Mas esperamos que não sejam necessários”.

Conforme Eliane, médicos auditores estão checando, nesta quinta, a lista de equipamentos exigidos para o início do funcionamento. Todos os equipamentos estão passando por desinfecção. “Chegaram 11 respiradores, mas um sempre fica de reserva”.

Mais equipamentos (Foto: 5ª Regional de Saúde)

AVANÇO DA DOENÇA

O adiamento da abertura do Hospital Regional vem num momento crítico da covid-19. Polo de uma Região com cerca de 500 mil habitantes, de 20 municípios, Guarapuava convive com o aumento da doença. O último boletim divulgado na noite de ontem (2), mostra o registro de 18 novos casos em 24 horas. Agora são 179 pacientes com doença. Um deles está na UTI. Todos dependem do atendimento em Guarapuava.

(Foto: REUTERS / Lindsey Wasson)

Entretanto, com apenas 10 leitos de UTI no Hospital São Vicente, referência da doença para  Região, os números crescem também em outros municípios. Em Pinhão, por exemplo, são 73 casos confirmados. Em Foz do Jordão, já há o registro de uma morte pela doença.

Conforme a previsão da própria Secretaria de Estado da Saúde, previu o aumento de 50% no índice de contaminados em uma semana ou em 10 dias.

Apesar de atender 500 um universo de 500 mil habitantes, o HR de Guarapuava, será o último de três a ser entregue pelo Governo nesta fase. No 1º de junho foi aberta a unidade de Telêmaco Borba com 40 novos leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de enfermaria. Essa estrutura se soma aos hospitais regionais de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, também em funcionamento. Ainda em junho, o governo inaugurou outros 10 leitos de UTI em Goioerê.

VIRANDO NOVELA

A abertura do Hospital Regional de Guarapuava já está virando uma ‘novela’. Afinal, esta não é a primeira vez que a entrega é adiada. Inicialmente, a abertura estava prevista para junho. Porém, começou aí a série de intercorrências. Uma das justificativas iniciais era a dificuldade para a compra de respiradores, equipamento em falta pela demanda mundial. É que serão colocadas em funcionamento duas alas emergenciais para tratamentos de pacientes com a covid-19.

Sob a responsabilidade do grupo gestor do Hospital Erasto Gaertner, o HR contará com 100 funcionários. De acordo com a assessoria do Erasto, a parte que cabe ao gestor está tudo pronta. Portanto, falta apenas ligar a energia elétrica e o Governo entregar a obra concluída.

(Foto: 5ª Regional de Saúde)

Em relação às instalações físicas, é grande a movimentação de profissionais da construção civil. A fachada, incluindo pátio e acesso de ambulâncias está sendo finalizada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

Relacionadas

AUMENTOU

Guarapuava atinge marca de 1.030 casos confirmados de covid-19

INTERAÇÃO

Campo Real oferece atendimento nutricional gratuito à população

MIRA CERTA

Adolescentes entram para a história do Tiro Olímpico em Guarapuava

Comentários