Academia de Letras, Artes e Ciência de Guarapuava comemora 17 anos hoje

Como parte da comemoração, será realizada a posse de novo confrade, Ariel José Pires

Membros da Academia de Letras, Artes e Ciência de Guarapuava (Foto: ALAC)

Nesta sexta feira (7), a Academia de Letras, Artes e Ciência de Guarapuava (ALAC) comemora os 17 anos de sua fundação. Junto às festividades, a ALAC também dará posse ao novo confrade eleito Ariel José Pires, que irá ocupar a 40ª cadeira, atribuída ao antigo membro fundador Ari Fontoura de Oliveira, tendo Nelson Zaires de Guiné como patrono.

A cerimônia de posse inclui um ritual em que o novo membro veste a pelerine, um manto especial para confrades e confreiras que simboliza a sacralização e a imortalidade. Ariel Pires recebeu essa honraria devido aos seus serviços prestados como presidente do Instituto Histórico de Guarapuava e vice- presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Culturas de Guarapuava.

A ALAC é uma organização de voluntários dispostos a preservar a memória da cultura local e propagar novas produções literárias, artísticas e científicas. O presidente da Academia, Cláudio César de Andrade, destaca que a ALAC é uma obra coletiva, pertencente a toda a comunidade guarapuavana.

“Trata-se de um espaço civilizatório e republicano de livre pensar e de um legado cultural superior necessário para a preservação da legítima história e da justa memória de nossa cidade”, comenta o presidente.

Desde o início de suas atividades, a ALAC reverenciou 40 patronos na cidade, que foram imortalizados pelos fundadores das cadeiras e sucessores desses fundadores, como gesto de reconhecimento e registro histórico pelas ações relevantes desenvolvidas em Guarapuava.

: A Academia funciona em uma sede própria, em parceria com o Instituto Histórico, cedida pelo Poder Público Municipal (Foto: ALAC)

Relacionadas

TRÂNSITO

Rua XV de Novembro é revitalizada com nova sinalização em Guarapuava

PERIGO IMINENTE

Morte de Lucas em acidente na PR-170 reforça urgência na obra de trevo

PANDEMIA DA COVID-19

Surg orienta sobre descarte de lixo contaminado por covid-19

Comentários