O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o processo para a solicitação de dispensa do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Conforme o Inep, os inscritos que não compareceram à aplicação da prova podem regularizar a situação até 21 de janeiro de 2022, no Sistema Enade.
Por isso, os acadêmicos precisam estar atentos, já que o exame é obrigatório para a colação de grau. Desse modo, a prova avalia o ensino superior brasileiro e atesta o cumprimento do componente curricular previsto em lei.
De acordo com o instituto, o pedido [de dispensa da prova] deve ser feito pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência, conforme previsto nos anexos II e III do edital do Enade 2021.
Podem solicitar a dispensa os inscritos que não compareceram à prova, mas que preencheram o questionário do estudante. Mas os eliminados no local de aplicação do exame não podem fazer o pedido.
Alguns motivos justificáveis são:
- Acidentes;
- Assalto;
- Casamento;
- Extravio, perda, furto ou roubo de documentos de identificação;
- Luto;
- Saúde;
- Maternidade ou paternidade;
- Privação de liberdade.
FIQUE ATENTO
Dessa forma, a análise e a deliberação dos pedidos de dispensa começam nesta quinta (16) e terminam em 25 de janeiro. Cabe ao coordenador de curso analisar as solicitações e ao Inep verificar as solicitações das instituições.
Além disso, os alunos que fizeram o exame também podem verificar a lista de estudantes em situação regular no Enade 2021. Os coordenadores e procuradores institucionais educacionais podem acessar a lista por meio do Sistema Enade.
(*Com informações do Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.