A Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG) emitiu um alerta aos empresários sobre o golpe das listas telefônicas que está sendo aplicado no município.
Supostas empresas de lista telefônica têm ligado para empresários de Guarapuava oferecendo um anúncio "gratuito" em lista telefônica impressa e internet. O "trato" é feito por telefone, e uma espécie de "contrato" é enviado via fax. Distraído, ou sem tempo para ler com cautela, as cláusulas do contrato passam despercebidas pelo empresário, que prontamente assina. Dias depois, o empresário passa a receber boletos de cobrança sobre um serviço que não lembra de ter adquirido.
De acordo com o alerta da ACIG, é preciso estar atento à idoneidade de empresas que oferecem produtos por telefone, não passar informações pessoais, e, em caso de dúvidas, pesquisar sobre a empresa na internet. A Associação lembra ainda que, a partir do momento em que o empresário assina o contrato e não solicita cancelamento do mesmo, esse tipo de cobrança pode ser executada.