Acompanhamento remoto é tema de capacitação em Foz e Guarapuava

Servidores municipais de Foz do Iguaçu e Guarapuava serão os próximos a receber capacitação sobre a nova sistemática de acompanhamento remoto das contas públicas, implantada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Nos próximos dias 11 e 25, respectivamente, analistas de controle e técnicos no TCE estarão nos dois municípios para falar sobre o Procedimento de Acompanhamento Remoto (Proar), que aprimora o controle do uso do dinheiro público.

O Proar foi concebido, implantado e operado por servidores do próprio TCE. Ele permite que os especialistas do Tribunal façam, a partir da sede da Corte, em Curitiba, o acompanhamento, em tempo real, dos atos de gestão executados pelos administradores em qualquer município do Paraná. Com base nos dados recebidos, poderão agir preventivamente, alertando os gestores assim que alguma falha seja detectada. Dessa forma, será possível evitar que a irregularidade na gestão do dinheiro público ocorra ou que os danos provocados se avolumem.

O presidente do TCE, conselheiro Artagão de Mattos Leão, fará a abertura do evento em Foz do Iguaçu. Também estará presente o diretor de Contas Municipais do Tribunal, Akichide Walter Ogasawara. Entre os vários temas abordados neste contato com os gestores e servidores dos municípios, estão o funcionamento do novo sistema e as exigências para uma gestão pública responsável; os desafios a serem enfrentados ante o processo de acompanhamento; e os impactos do acompanhamento na prestação de contas anual.

O conteúdo previsto para a capacitação em Guarapuava é o mesmo. Em Foz do Iguaçu, o treinamento – que dura o dia inteiro e tem uma sessão de perguntas – acontecerá no Iguassu Boulevard, situado na Avenida das Cataratas, 1118, na Vila Yolanda. Em Guarapuava, o encontro será na Faculdade Guarapuava, que fica na Rua Novo Ateneu, 1015 – Vale do Jordão. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas no portal do TCE na internet.

 

Serviço:

Evento: A Nova Ferramenta para Avaliação da Gestão Pública e o Encerramento da Prestação de Contas de Exercício de 2013.

Quando: Dia 11/04/2014, das 8h30min às 16h45min.

Onde: Foz do Iguaçu – Iguassu Boulevard – Avenida das Cataratas, nº 1118 – Vila Yolanda.

 

Quando: Dia 25/04/2014, das 8h30min às 16h45 min.

Onde: Guarapuava – Faculdade Guarapuava – Rua Novo Ateneu, nº 1015 – Vale do Jordão.

Relacionadas

DESAFIOS

Desafios do EaD: como está sendo a adaptação do ensino a distância

MUITO AMOR

Mãe de quíntuplos se sente completa com a maternidade

DIA DAS MÃES

Ela já sentiu as dores e amores de ser mãe. Um relato pessoal de Miriam

Comentários