Adelmo Klosowski recebe título de “Prefeito Amigo da Criança”

Esta é a primeira vez que a cidade de Prudentópolis participa do programa e teve cinco destaques. Adelmo se inscreveu em abril de 2017

A cidade teve cinco destaques no programa (Foto: Arquivo/RSN)

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luis Klosowski recebeu o título de “Prefeito Amigo da Criança” concedido pela Fundação Abrinq. A premiação reconhece os governantes locais que cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação.

A assessoria da prefeitura de Prudentópolis destacou que os princípios do programa, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro. Além disso, as mudanças dependem fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

Desse modo, os prefeitos que desenvolveram políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuíram para a melhoria de indicadores importantes para este público recebem o reconhecimento pleno de “Prefeito Amigo da Criança”.

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019) 16.801 crianças e adolescentes vivem em Prudentópolis. O prefeito assinou o termo de adesão ao Programa “Prefeito Amigo da Criança” no dia no dia 4 de abril de 2017. Esta é a primeira vez que a cidade participa do programa e teve cinco destaques.

DESTAQUES

– Aumento de 5,84 pontos percentuais na cobertura de vacinas em menores de 1 ano. De 78,37%, em 2016, para 84,21%, em 2019.
– Redução de 6,5 pontos na média de alunos por turma nas creches da rede municipal. De 14,7 alunos por turma, em 2016, para 8,2, em 2019.
– Todos os docentes de creches públicas municipais com ensino superior completo em 2019.
– Aumento de 10,4 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 19,9%, em 2016, para 30,3%, em 2019.
– Aumento de 14,8 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal. De 71,8%, em 2016, para 86,6%, em 2019.

FUNDAÇÃO ABRINQ

O Programa “Prefeito Amigo da Criança” é uma iniciativa da Fundação Abrinq criada em 1996, com o intuito de mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente os gestores públicos e equipes.

Assim, o programa dá apoio no planejamento e na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Por fim, o programa cobre em cada edição, um período de quatro anos, correspondente a uma gestão municipal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

BOA AÇÃO

Grupo 'Duelo do Bem' começa as reformas no hospital Santa Tereza

TIRA-DÚVIDAS

TSE lança aplicativo para tirar dúvidas no WhatsApp nas eleições 2020

ELAS SÃO MAIORIA

Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições

Comentários