Administração de Guarapuava orienta como e quando fazer testes da covid-19

A Saúde utiliza dois tipos de testes, o RT-PCR e o teste rápido. A indicação de qual fazer ocorre de acordo com o surgimento dos sintomas

Administração de Guarapuava orienta como e quando fazer testes da covid-19 (Foto: Ascom/Prefeitura de Guarapuava)

Com o aumento nos casos de covid-19 em Guarapuava, a orientação da administração municipal é que os moradores fiquem atentos ao aparecimento dos sintomas da doença. Desse modo, compreendendo que se os sintomas se manifestarem é preciso procurar ajuda e descobrir qual teste fazer. Os testes são indicados de acordo com o surgimento dos primeiros sintomas.

De acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, o contato por si só com pessoas com o vírus não requer teste. “Por exemplo, mesmo dentro do núcleo familiar com alguém infectado, se não há manifestação dos sintomas pelos demais, não é necessário fazer o teste, apenas manter o isolamento para não correr o risco de infectar outras pessoas. Os testes são feitos a partir da manifestação de sintomas, por isso, a pessoa deve observar quando eles iniciaram. Após a avaliação, os profissionais agendam o teste para a comprovação da doença”.

TESTES

Em Guarapuava, a Secretaria de Saúde utiliza dois tipos de testes, o RT-PCR e o teste rápido. O primeiro, conta com a biologia molecular para identificar o vírus, o exame é feito com a análise da secreção. Assim, a amostra é retirada por meio de um cotonete introduzido no nariz. Este tipo de teste é ideal para pessoas que apresentam de três e sete dias de sintomas. Após a coleta, a amostra é enviada para o Laboratório Central do Estado e o resultado demora entre quatro e sete dias.

No teste rápido, a coleta é feita após o oitavo dia de sintomas. O vírus é detectado por meio de uma amostra de sangue e o resultado sai em 15 minutos. Os dois métodos podem apresentar resultados diferentes (falso-negativo) se a data dos primeiros sintomas não estiver sido informada corretamente.

ATENDIMENTO

Em Guarapuava, a coleta de testes é feita nas quartas e sextas, justamente para respeitar esse período da janela imunológica exigido para a precisão dos testes. Conforme a administração municipal, os pacientes com sintomas devem permanecer em isolamento enquanto aguardam o resultado do teste. “Por isso, fique atento ao apresentar sintomas como febre, coriza, tosse, dores de cabeça e dor de garganta. Além disso, é necessário anotar ou memorizar a data para, assim, pedir ajuda”.

Neste momento, as Unidades Básicas de Saúde estão capacitadas para atender os casos suspeitos da covid-19. As equipes fazem uma avaliação clínica e monitoram os pacientes pelos próximos dias por meio de contato telefônico.

Portanto, se o paciente apresentar um quadro mais grave, a equipe o direciona para o serviço do call center. Os profissionais avaliam a situação e agendam o teste, caso necessário. A equipe multidisciplinar atende diariamente das 8h às 23h, incluindo sábados, domingos e feriados.

Então, não fique na dúvida, cuide da sua saúde e dos seus familiares.

(Foto: Ascom/Prefeitura de Guarapuava)

SISTEMA DRIVE THRU

A equipe do call center faz o agendamento para fazer a coleta das amostras pelo sistema drive thru (dentro do carro). As equipes fazem os testes todas as segundas, quartas e sextas (do tipo PCR). Já nas terças e quintas fazem o teste rápido da covid, no Ginásio Joaquim Prestes, no período da tarde.

Conforme o secretário municipal de saúde, Jonilson Pires, a cada semana ocorrem cerca de 400 testes rápidos e 550 exames de PCR, em sistema drive thru. “A testagem dos pacientes sintomáticos monitorados permite termos uma visão objetiva da situação da pandemia em Guarapuava”.

Portanto, ambos os tipos de testes são confiáveis. A diferenciação ocorre conforme a data de início dos sintomas, sendo indicado o PCR para 3 até 7 dias do início dos sintomas e teste rápido a partir do 8º dia.

CALL CENTER

Por fim, a Secretaria de Saúde informa ainda que o call center funciona todos os dias da semana, com ligações gratuitas, através do 0800 642 0019, das 8h às 23h. A eventual demora no atendimento deve-se ao congestionamento das linhas, que estão recebendo um alto volume de chamadas nos últimos dias.

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