22/08/2023
Cotidiano

Adoção: Como proceder para adotar uma criança em Guarapuava

Diferente dos que muitos imaginam adotar é uma tarefa fácil, porém árdua. Existe uma serie de documentos e exigência que a pessoa que pretende adotar precisa passar. De acordo com Franciella Toledo Felchack Silvestri, comissária de vigilância da infância e da juventude de Guarapuava, com todos os documentos em mãos e mais as reuniões obrigatórias o cadastro leva cerca de dois meses.

Para entrar para fila de adoção o interessado deverá freqüentar três reuniões do Grupo Gama que tem o intuito de ajudar a familiariza a pessoa com a sua nossa fase da vida, e salientar todos as responsabilidades que vem com a decisão.

O cadastro junto ao Serviço Auxiliar da Infância e da Juventude (Saij) é necessário requerer a inscrição e apresentar os seguintes documentos:

– Cópia autenticada de certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável;

– Cópia autenticada do RG e CPF,

– Comprovante de renda;

– Comprovante de residência,

– Atestado de sanidade mental e física;

– Certidão de distribuição cível e criminal;

– Certidão da Vara d Execuções Penais,

– Foto colorida

 

Franciella ainda informa que existem algumas normas para adentra ao cadastro. ”É necessário passar por advogado para entender as causas legais e apresentar a declaração escrita por meio do defensor, duas visitas à unidades de acolhimento, orientação psicológica, entrevista e visita domiciliar com comissário de vigilância. Tudo isso para garantir que o interessado pode propiciar a criança um lar com qualidade de vida”.

 

Mais informações: 3623-2991 ou sajjguarapuava@gmail.com

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.