22/08/2023
Paraná Política

Advogados podem aderir à RedeSim para constituirem escritórios associados

O convênio vai dar mais agilidade nos processos de constituição de escritórios de advogados associados

cidinha

A governadora Cida Borghetti durante assinatura do convênio entre a Jucepar e a OAB/PR (Foto Jonas Oliveira/Governadoria)

Advogados paranaenses que desejam constituir escritórios agora podem aderir à Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim).  O documento de parceria entre o Governo do Estado e a Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR) foi assinado, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, pela governadora Cida Borghetti; o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel; e o presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, nessa terça feira (12).

O convênio vai dar mais agilidade nos processos de constituição de escritórios de advogados associados, uma vez que além de precisar dar entrada com o pedido na OAB os advogados precisam da autorização de outros órgãos para iniciar as atividades dos escritórios.

Agora, com a integração no Empresa Fácil, os profissionais poderão ir apenas à OAB para constituir uma sociedade e as informações serão compartilhadas com prefeitura e órgãos de licenciamento através do sistema da Jucepar. Além disso, será possível também obter o deferimento do CNPJ da sociedade de advogados e o Alvará Comercial Provisório pelo integrador.

A governadora Cida disse que a sua gestão tem como foco a modernização da máquina pública para facilitar a vida das pessoas. “O Paraná é o segundo estado a incluir a OAB na Redesim. Queremos desburocratizar o serviço público para dar condições e agilidade ao cidadão que deseja abrir sua empresa. Essa parceria com a OAB vai facilitar a vida de muitas pessoas”, afirmou a governadora.

De acordo com o presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, atualmente para abrir uma sociedade de advogacia o profissional leva cerca de 70 dias. “Com essa integração à Redesim o advogado levará apenas 5 dias para abrir uma sociedade. Isso reduz toda a romaria que o profissional precisa para abrir uma pessoa jurídica hoje. Só temos a agradecer pela integração e dizer que a Junta Comercial está fazendo um trabalho espetacular”, disse.

A partir de 1.º de julho os advogados já poderão utilizar o Sistema Empresa Fácil. Para Akel, a mudança também trará economia de tempo e recursos dos profissionais. “Com o convênio, o profissional não precisará mais percorrer diversos departamentos para conseguir os documentos, pois tudo é integrado ao Empresa Fácil. Isso vai simplificar a vida do advogado que já é tão atribulada. Acredito que essa parceria é fruto do processo de modernização que a Junta realizou e que tem como objetivo desburocratizar, simplificar e agilizar o processo”, disse ele.

De acordo do o presidente da Junta, cerca de 213 cidades paranaenses já estão integradas à Redesim. A meta, segundo ele, é que até o final do ano todos os 399 municípios sejam parceiros da rede. “Nosso foco não é só proporcionar a abertura mais fácil da empresa, mas também a agilidade no dia a dia, como alteração de endereço ou abertura de uma filial. Além da própria baixa da empresa, que é feita dentro de 48 horas sem qualquer tipo de certidão”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.