22/08/2023
Cotidiano Paraná

Aeroportos do Paraná vão receber investimento bilionário

Os terminais Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu receberão investimentos de pelo menos R$ 1,5 bilhão, disse Ratinho Junior

ratinho

Governador Carlos Massa Ratinho Junior durante reunião na Secretaria Nacional de Aviação Civil  (Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN)

O Paraná garantiu investimentos de pelo menos R$ 1,5 bilhão em quatro aeroportos do Estado: Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu. Estes serão privatizados pelo governo federal. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior após reunião com o secretário nacional da Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann. O encontro foi em Brasília (DF), nessa terça (11).

De acordo com o governador, as obras são para que os terminais subam de categoria e constarão no contrato de concessão, previsto para valer por 30 anos. Conforme o Ministério da Infraestrutura, o leilão deve ocorrer até o fim deste ano. Assim, os aeroportos paranaenses integram o bloco Sul do processo, ao lado dos terminais de Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS).

Assim, segundo Ratinho Junior, os estudos para a concessão estão em fase final. Conforme o governador, os investimentos serão detalhados pela União em audiência pública em março. “Serão muitas ações que vão fazer com que os quatro aeroportos mudem de categoria, passando a ter capacidade muito maior para pousos e decolagens, recebendo aeronaves maiores”. Conforme o governador, além disso, estão previstas modernizações nas áreas de embarque e desembarque e também em tecnologia.

Durante a reunião, Ratinho Junior ressaltou a importância das intervenções no sistema aeroportuário para a atração de investimentos e turistas ao Estado. Ele também destacou as ações do governo estadual para oferecer novas opções de deslocamento aéreo para cidades do interior com o Programa Voe Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.