Agências do INSS só reabrem a partir do dia 3 de agosto

O atendimento exclusivo do INSS por meio de canais remotos ocorrerá até 31 de julho e continuará após a reabertura das agências

Agências do INSS só reabrem a partir do dia 3 de agosto (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O atendimento presencial nas agências da Previdência Social está marcado para 3 de agosto. Além disso, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo feito mesmo após a reabertura das agências.

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas. Além disso, o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).

Assim, também serão retomados os serviços que não possam ser feitos por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, feitio de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional. De acordo com o governo, a reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país.

“Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”.

Ainda de acordo com o Ministério da Economia, as unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. Assim, o INSS disponibilizará um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da covid-19, continuarão valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial.

*Com informações de Agência Brasil

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

FGTS NA CONTA

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho

SOL E CHUVA

Frente fria que se aproxima, muda o tempo a partir de quarta (12)

COVID-19

HR de Guarapuava registra oito mortes desde início dos atendimentos

Comentários