Agentes da Prefeitura de Guarapuava encontraram mais de 100 larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, na tarde de segunda-feira (25). No total, cerca de 30 agentes atuam diariamente no combate à doença na região. As larvas estavam em uma vila nas proximidades da rodovia BR-277.
Desde o início de 2013, a cidade registrou oito casos suspeitos da doença e quatro confirmados. Todas as situações foram consideradas como ´importadas´ pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o último boletim da dengue, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na segunda-feira (25), o número de cidades com epidemia de dengue no Paraná aumentou de 32 para 46. Segundo o boletim, apesar da queda nas temperaturas, as regiões norte, noroeste e oeste do estado apresentam condições climáticas favoráveis à reprodução e desenvolvimento do mosquito da dengue.
Entre os municípios em situação de alerta estão: Uniflor, São Manoel do Paraná, Doutor Camargo, Guairaçá, Santa Cruz de Monte Castelo, Nova Londrina, Planalto, Floresta, Diamante do Norte, Paiçandu, Loanda, Assis Chateaubriand, Palotina e Santo Inácio.
Desde agosto de 2012, foram confirmados 15.593 casos de dengue no Paraná. Destes, nove pessoas morreram e 85 evoluíram para a forma grave da doença. Outras mortes estão sendo investigadas pelo órgão e serão divulgadas após as confirmações clínica e laboratorial.
“Evitar a água parada ainda é a melhor forma de prevenir a dengue e diminuir os riscos de epidemia”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Com informações de G1.