Agentes de fiscalização intensificam ações em Guarapuava

O objetivo é orientar a população e alertar para os perigos de não cumprir as medidas de segurança contra a Covid-19 corretamente

Agentes orientam e alertam população em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Com o objetivo de coibir ações que facilitem o contágio por coronavírus, agentes de fiscalização da Prefeitura de Guarapuava,estão diariamente nas ruas da cidade, com o objetivo de orientar e alertar para responsabilidade coletiva no enfrentamento à Covid-19.

O diretor de arrecadação e fiscalização, Adão Monteiro, explicou que a equipe tem ações de fiscalização ampla e constante nos comércios. “Temos recebido muitas denúncias de pessoas que não usam máscaras na rua ou utilizam de forma errada. Nós fiscalizamos e orientamos, mas a população precisa ter consciência que faz parte dessa luta. Enquanto a situação não estiver sob controle, vamos atuar e agir para proteção de todos os guarapuavanos”.

Nas ruas, além da abordagem orientativa sobre o uso da máscara, os agentes distribuem o EPI (equipamento de proteção individual) para aqueles que estão sem a proteção e seguem fiscalizando estabelecimentos comerciais como supermercados, shopping e lojas de departamento onde as medidas de prevenção estão sendo redobradas.

A integrante da fiscalização, Joeci Aparecida de Lima, explicou que o comércio é fiscalizado diariamente. “Desde o início da pandemia fiscalizamos diariamente o comércio e sabemos que muitos proprietários respeitam e acatam nossas recomendações, mas da porta pra fora também é preciso ter cuidado e, por isso, a colaboração de todos é fundamental”.

A gerente de loja, Viviane Aparecida Soares, vê na prática que a fiscalização é recorrente. “Os agentes estão sempre aqui e tratamos juntos sobre medidas de prevenção para enfrentarmos esse momento. Trabalhamos em conjunto para garantir a segurança e saúde da população”.

FISCALIZAÇÕES

Em Guarapuava, a fiscalização é feita por integrantes designados de diversos setores como Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Fiscalização Geral e Fiscalização Tributária. As ações ocorrem diariamente em todos os segmentos da cidade.

Vale lembrar que, conforme o decreto Estadual nº 4692 os estabelecimentos públicos ou privados autorizados a funcionar no Paraná devem adotar estratégias para certificar que empregados, funcionários, servidores, colaboradores e frequentadores adotem as medidas de prevenção contra a Covid-19. Em caso de descumprimento das normas, será aplicado multa conforme os valores estabelecidos na Lei Estadual nº 20.189.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

AVANÇO

Saúde confirma terceira morte por covid-19 em Guarapuava

BOLETIM COVID

Guarapuava confirma seis novos casos de covid-19 nesta sexta (10)

MOMENTO DELICADO

Setor de eventos busca interlocução com estado para voltar a trabalhar

Comentários