22/08/2023
Guarapuava

Agentes penitenciários repudiam declarações de Luciano Gago

imagem-119222

Da Redação

Guarapuava – O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), em nota oficial, repudia declarações feitas pelo candidato a prefeito de Guarapuava Luciano Gago (PT do B), em programas eleitorais na rádio e na televisão. De acordo com a entidade, a categoria foi vítima de “agressão moral” que atinge profissionais do Paraná, de forma generalizada.

“É inaceitável que um homem que se pretende a um cargo público ataque de forma leviana trabalhadores honestos e que honram com suas obrigações profissionais dentro da legalidade”, diz trecho da nota.

De acordo com os agentes, “por desconhecimento ou má fé”, o candidato acusa os profissionais de trabalharem apenas dez dias por mês, mas não explica que a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, a exemplo da maioria dos servidores públicos. “Nosso dia a dia é arriscando as nossas vidas para custodiar homens e mulheres condenados pela Justiça, protegendo a sociedade”.

O Sindarspen também diz que o candidato parece desconhecer que "somos vítimas constantes de rebeliões, agressões e muitos de nós morrem em serviço ou atacados covardemente pelo crime organizado enquanto estão de folga. A pressão e as ameaças em nosso cotidiano no trabalho provocam elevados índices de adoecimento, como estresse agudo, depressão e doenças cardiovasculares e osteomusculares. Ainda assim, poucas são as vezes que nos afastamos do serviço, mesmo quando passamos pelo traumático momento de ficar sob a mira de uma arma por horas quando somos tomados como reféns dentro das unidades penitenciárias”.

Finalmente, a entidade diz que não vai aceitar  que por “propósitos eleitoreiros um político use a nossa profissão para tentar atacar um adversário. Isso não condiz com a boa prática política. Isso atenta contra toda a sociedade”.

Além da Nota de Repúdio, o Sindarspen disse que a assessoria jurídica da entidade está tomando as medidas judiciais cabíveis ao caso.

SEM RETORNO

A RedeSul de Notícias tentou vários contatos com Luciano Gago e com a sua assessoria de imprensa, porém, sem retorno. Numa das ligações, um dos seus assessores chegou a atender a ligação e foi informado sobre o assunto, mas disse que o candidato estava em reunião.

A ÍNTEGRA

"O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN) repudia publicamente a agressão moral que o candidato a prefeito de Guarapuava Luciano Gago, do PTdo B, fez a essa categoria profissional em propaganda política eleitoral de televisão.

É inaceitável que um homem que se pretende a um cargo público ataque de forma leviana trabalhadores honestos e que honram com suas obrigações profissionais dentro da legalidade. 

Por desconhecimento ou má fé, Luciano Gago nos acusa de “trabalhar apenas 10 dias no mês” sem explicar que temos uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, como a maioria dos servidores públicos. Nosso dia a dia é arriscando as nossas vidas para custodiar homens e mulheres condenados pela Justiça, protegendo a sociedade.

Luciano Gago também nos acusa de usarmos atestados médicos como subterfúgios para faltar plantões. O senhor candidato parece desconhecer que somos vítimas constantes de rebeliões, agressões e muitos de nós morrem em serviço ou atacados covardemente pelo crime organizado enquanto estão de folga. A pressão e as ameaças em nosso cotidiano no trabalho provocam elevados índices de adoecimento, como estresse agudo, depressão e doenças cardiovasculares e osteomusculares. Ainda assim, poucas são as vezes que nos afastamos do serviço, mesmo quando passamos pelo traumático momento de ficar sob a mira de uma arma por horas quando somos tomados como reféns dentro das unidades penitenciárias.

Não vamos aceitar que por propósitos eleitoreiros um político use a nossa profissão para tentar atacar um adversário. Isso não condiz com a boa prática política. Isso atenta contra toda a sociedade. 

Senhor Luciano Gago, respeite os agentes penitenciários!
Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (SINDARSPEN)"

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.