Agosto Dourado terá encerramento com 1º Mamaço, em Pitanga

Ação vai incentivar e orientar as mamães sobre o pré-natal e a amamentação. Programa municipal Nascer em Pitanga também será lançado

Uma tarde dedicada a orientação e apoio à amamentação integra as atividades do 1º Mamaço, em Pitanga, nesta sexta feira (31). O objetivo da Secretaria de Saúde do município é atrair gestantes, mamães e pessoas que apoiam a prática saudável para participarem de palestras educativas e instrutivas sobre a saúde e bem estar das crianças, de suas mães e familiares.

A inciativa considera a atenção local com os novos pitanguenses, com sua saúde e bem estar. Além disso, o apoio as mães, pais e familiares das crianças também é uma causa abraçada pelos trabalhos da cidade. De acordo com a secretária de saúde de Pitanga, Emily Caroline Sakurai, o município conta hoje com mais de 400 gestantes cadastradas e atendidas pelos serviços de saúde pública, por meio do pré-natal. No município, oito unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF), além da antiga unidade da Clínica da Mulher, prestam atendimento as gestantes de Pitanga.

(Foto: Divulgação)

Com a perspectiva de ampliar e intensificar ainda mais o apoio, orientação e dedicação à essas gestantes, a programação do 1º Mamaço, que encerra as ações do Agosto Dourado, dedicado à amamentação, possui atividades instrutivas e diversificadas, como explica Emily.

“Nossa ideia principal é possibilitar um espaço de orientação para gestantes, mulheres que amamentam ou já amamentaram, com a possibilidade de sanar dúvidas, estimular, trocar experiências. Queremos discutir sobre intercorrências da primeira infância nesse evento de diálogo e aproximação”, declarou a secretária.

Para isso, as atividades começam no início da tarde, às 13h30, no Centro Cultural de Pitanga. Às 14h, terá início a palestra com o Corpo de Bombeiros, para tratar sobre os primeiros socorros na infância. Ocorrências como engasgamento, queimadura e queda serão debatidas, com orientações às famílias. Na sequência, mais uma atividade educativa vai dialogar com as participantes sobre os benefícios da amamentação para as mamães e para o bebê. O tema será apresentado pela pediatra Paula Damianni.

No local, tudo está pronto para recepcionar a comunidade (Foto: Emily Sakurai)

Ainda nesta tarde, a secretaria fará o lançamento do programa municipal Clube da Gestante: Nascer em Pitanga. De acordo com a secretária, a ação vai promover atividades mensais com as futuras mamães do município.

“Queremos ampliar a adesão ao pré-natal em nossa cidade. Para isso, o programa vai trazer a metodologia de oficinas e encontros mensais, debatendo temas como primeiros socorros, amamentação, pré-natal, alimentação saudável, entre outros”, destacou Emily.

Após o lançamento, haverá um coffee break, seguido do 1º Mamaço com as mamães participantes, às 16h. Durante as atividades, haverá sorteios de kits de enxovais para as gestantes. As ações desta sexta feira (31), são realizadas em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo e com o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP).

Relacionadas

VIOLÊNCIA

Delegado disse que morte de adolescente foi por ciúme

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Programa Educacional de Trânsito ocorre em colégios de Guarapuava

SUSTO

Caminhoneiro sofre tentativa de homicídio na PR-170 em Pinhão

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com