22/08/2023
Geral

Água altamente radioativa vaza da usina de Fukushima

As autoridades do Japão qualificaram de nível 3, outro incidente grave na usina de Fukushima no Japão. Cerca de 300 toneladas de água altamente radioativa vazaram da central de Fukushima nos últimos dias.

A classificação de nível 3 da escala de 0 a 7 corresponde ao vazamento de grande volume de material radioativo no interior da instalação. O acidente de Fukushima, em 11 de março de 2011, atingiu o nível 7, o mais elevado e que define efeitos consideráveis para a saúde e o meio ambiente.

Segundo a operadora do complexo, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), há poças com níveis extremamente elevados de radiação, chegando a 100 millisieverts por hora.  Isso significa que, se uma pessoa ficar exposta durante uma hora, equivale ao nível de radiação permitido para um trabalhador de uma usina nuclear em cinco anos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.