Águas das praias paranaenses se mantêm próprias para banho

Segundo o boletim de balneabilidade do IAP, apenas a praia Ponta da Pita que fica em Antonina, é citada como imprópria para banho

Águas das praias paranaenses se mantêm próprias para banho (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta (27) o segundo boletim de balneabilidade das praias paranaenses. Dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, apenas a Ponta da Pita, em Antonina, continua impróprio para banho. No interior, todos os locais analisados estão próprios.

De acordo com a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves, a qualidade das águas se mantém por conta do grande investimento em saneamento.

“O Estado investiu, aproximadamente, R$ 45 milhões em ações de saneamento no Litoral. E essas ações ajudam a prevenir que o esgoto seja lançado para galerias de águas pluviais e não contamine a água do mar”.
Anualmente, técnicos do IAP monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água. Assim, quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos, que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, como doenças gastrointestinais, vômitos e diarreias.

MONITORAMENTO

São 49 pontos de toda a orla no Litoral monitorados pelo IAP. Assim são 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. Além disso, o boletim aponta 10 rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral.

SINALIZAÇÃO

Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho.

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a Região está própria para banho. Os boletins serão divulgados todas as sextas no site do IAP, durante a temporada de verão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

AGROPECUÁRIA

Após a estiagem, chuva dá 'fôlego' à agropecuária na Região

SAÚDE PÚBLICA

Depois de afetar mil pessoas, surto diarreico entra em declínio em Pinhão

EM BOA HORA

Aplicativo Meu Sebrae possibilita conexão entre empreendedores

Comentários