22/08/2023
Educação Paraná Saúde

“Ainda não podemos voltar às aulas”, diz Beto Preto

Conforme a Sesa, o retorno presencial das aulas só deve ocorrer após redução efetiva da covid-19 no Paraná

normal_SESA_FACHADA

“Ainda não podemos voltar às aulas”, diz Beto Preto (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

As aulas não têm data para retornar no Paraná. Isso porque segundo a Secretaria de Estado da Saúde, para o retorno das aulas presencias, as curvas de casos novos e mortes precisam estar em queda sustentada.

Os números ainda são considerados altos pela Secretaria. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a medida está amparada no decreto número 4.230/2020, assinado pelo governador Ratinho Junior em março, e que prevê a suspensão das aulas.

Conforme o secretário Beto Preto, os números ainda são altos. “Ainda não podemos voltar às aulas. Tenho percebido alguns movimentos de instituições. Elas querem este retorno presencial. Voltamos a defender que não há possibilidade”.

COMITÊ

O Governo do Estado formalizou um comitê com a presença de diversas secretarias. Assim, analisa-se a metodologia quando o retorno for possível. Mas desde que seja com segurança para alunos, professores e funcionários.

“Não temos como falar em data. O Governo tem discutido métodos para quando houver a possibilidade de retomada. Enquanto as curvas de casos novos e óbitos não estiverem em queda sustentada, não há previsão”.

AVALIAÇÃO

O decreto estadual suspendeu as aulas nas escolas estaduais públicas e privadas e nas universidades desde 20 de março. Conforme a Sesa, a medida também auxiliou nos índices de isolamento domiciliar e distanciamento social.

NÚMEROS

Conforme a Agência, o Paraná já contabilizou 125.601 casos de covid-19 e 3.155 mortes, em 398 municípios. Desta forma, fica comprovado que a circulação do vírus está presente em 99% das localidades do Estado.

Por fim, nesta sexta (28) a Secretaria Estadual de Saúde registrou o maior número de infectados em apenas um dia. O Paraná teve 2.886 novas confirmações e 41 mortes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.