O consumo de álcool está se tornando um problema cada vez mais grave para as famílias e, uma vez detectado, o que fazer? A quem procurar?
Não é só o governo que faz esse acompanhamento. Em todo o Brasil existem comunidades e grupos independentes que oferecem apoio e orientação aos familiares e amigos do alcoólico.
Alcoólicos Anônimos
É um grupo de pessoas que se reúne para compartilhar suas experiências com o uso do álcool e, por meio dessa convivência manter a sobriedade.
O desejo de parar de beber é o único requisito exigido para frequentar o AA.
Não há taxas ou mensalidades e, o AA, não está ligada a nenhuma seita ou religião.
Encontre o AA de sua cidade – http://www.alcoolicosanonimos.org.br/localizacao/
Grupos Familiares Al-anon e Alateen
O Al-anon, que inclui o Alatenn para pessoas mais jovens, oferece ajudas aos familiares e amigos de alcoólatras. A comunidade é formada por pessoas que dividem, em reuniões semanais, dificuldades em lidar com a doença do alcoólico.
As reuniões são confidenciais e o único requisito é ser familiar ou amigo de alcoólico. A associação é formada por grupos de autoajuda e ajuda mútua que procuram a melhor maneira de auxiliar a recuperação do dependente.
O Al-anon é uma comunidade espalhada por todo o mundo e está no Brasil há 65 anos.
No site da comunidade, há um mapa do Brasil onde é possível encontrar as unidades nas principais regiões do país.
Encontre o Al-anon de sua cidade: http://www.al-anon.org.br/
Amor Exigente
É um programa de apoio e orientação voltado para os familiares e dependentes químicos.
As reuniões acontecem semanalmente. Nos encontros, são discutidas as dificuldades do próprio dependente e da família em lidar com o vício. Os membros trocam experiências e soluções.
O Amor Exigente existe há 26 anos. Há unidades implantadas em várias regiões do Brasil.
Encontre o Amor Exigente de sua cidade: http://www.amorexigente.org.br/conteudo.asp?sayfaID=20
CAPS
Os núcleos prestam atendimento à saúde mental, desenvolvem acompanhamento clínico e insere os usuários na sociedade por meio de atividades ligadas ao trabalho, diversão, lazer, convivência familiar e comunitário, e por meio do exercício dos direitos civis.
O atendimento é realizado diariamente, na tentativa de evitar as internações em hospitais psiquiátricos. Os Centros de Atenção Psicossocial estão distribuídos em todo o país.
Encontre o CAPS de sua cidade : http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/capsacre.php