Alep aprova lei que regulamenta testes rápidos da covid-19 em farmácias no PR

Já está em vigor a lei 20.347/2020, que regulamenta os testes nesses estabelecimentos, na modalidade drive-thru

Alep aprova lei que regulamenta testes rápidos da covid-19 em farmácias no PR (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a lei que regulamenta os testes rápidos da covid-19 em farmácias no Paraná. Assim, facilitando o acesso da população ao teste. Além disso, o texto recomenda que esses estabelecimentos ofereçam os exames na modalidade drive-thru. Ou seja, com o paciente dentro do carro, com o mínimo de contato possível entre as pessoas envolvidas.

A lei 20.347/2020 sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, facilita para quem quer tirar a dúvida, mas é preciso atenção. Isso porque nem sempre é necessário fazer esse tipo de exame. De acordo com a Saúde, a diferença entre o teste RT-PCR, que detecta a doença na fase aguda, o teste rápido se destina para pessoas com o início dos sintomas. Assim, no mínimo sete dias após o início dos sintomas.

Outro diferencial, é que o resultado sai, em média, em 15 a 30 minutos, com apenas uma gota de sangue coletada do dedo do paciente. Além disso, a farmácia precisa atender as recomendações da Anvisa. Desse modo, com profissionais capacitados para fazer os procedimentos.

FACILIDADE NO ACESSO

De acordo com o deputado Michele Caputo, que apresentou a lei, no início da pandemia, esse teste estava restrito. Desse modo, atendendo principalmente os profissionais de saúde, segurança e que estavam na linha de frente do combate ao coronavírus. Além disso, o teste rápido era recomendado para identificar se alguém já teve contato com o vírus. “Agora com a oferta em farmácias, ele acabou ficando à disposição de toda a população e por isso precisamos ter muito cuidado com a interpretação dos resultados”.

Já em caso de resultado positivo, o farmacêutico deverá prestar todas as informações necessárias para que o paciente busque atendimento médico e fique em isolamento social.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COLÉGIO MILITAR

Anúncio do governador na segunda (26) gera expectativa em Guarapuava

NOVAS REGRAS

PRF informa sobre regras para quem vai passar pela Ponte da Amizade

PARCERIA

Aliel entrega veículo para entidade assistencial de Ponta Grossa

Comentários