Alerta epidemiológico crítico em Guarapuava chega ao fim nesta terça (4)

De acordo com a Prefeitura, o decreto não será prorrogado. As normas estabelecidas em 14 de julho seguiam vigentes até então

Alerta epidemiológico crítico em Guarapuava chega ao fim nesta terça (Foto: Arquivo/RSN)

Nesta terça (4) o alerta epidemiológico crítico que foi estendido pela Prefeitura de Guarapuava na tarde de 14 de julho com o decreto municipal nº 8073/2020 chega ao fim. De acordo com a Prefeitura, o decreto não será prorrogado. As normas estabelecidas em julho seguiam vigentes até então.

Assim, mantinham as penalidades cumulativas que envolviam os proprietários de imóveis particulares e de estabelecimentos essenciais e não essenciais que descumprissem as medidas de enfrentamento à covid-19 durante o período de alerta.

Além disso, o prefeito Cesar Filho endurecia as medidas de prevenção com uma equipe de fiscalização que atuava primeiramente com um aviso prévio aos proprietários e depois com aplicação de multa pela legislação sanitária infringida. Por fim, aqueles que não respeitassem a ordem teriam o local interditado com cassação do alvará de funcionamento, em caso de reincidência.

MEDIDAS

O município também tinha estabelecido determinações através do decreto municipal nº 8022 que reforçava as normativas de segurança e prevenção em bares. Desse modo, previa a lotação máxima de 50% da capacidade local. Além do distanciamento mínimo de dois metros entre cada mesa, com no máximo quatro cliente em cada uma delas.

Ainda proibia a entrada de pessoas do grupo de risco; além da manutenção de medidas já exigidas como obrigatoriedade de uso de máscaras por funcionários e clientes; disponibilização de álcool gel; controle de filas e manutenção de distanciamento.

CASOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, confirmou durante os 31 dias do mês de julho, 240 casos de covid-19. No último dia do mês, 334 pacientes já tinham se recuperado da doença. O que representa um índice de 79% pessoas curadas da infecção. O pico de novas confirmações foi no início de julho. No dia 2 de julho houve 39 confirmações de casos ativos. Neste dia, 169 pessoas tinham a possibilidade de transmitir a doença na cidade.

Nesta segunda (3), quatro casos de covid-19 foram confirmados no município, 144 pacientes permaneciam em investigação e 62 em isolamento domiciliar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOVOS CASOS

Guarapuava confirma quatro novos casos de covid-19

ADRENALINA

Shopping Cidade dos Lagos abre pista de patinação nesta sexta

INOVAÇÃO

Projeto PrevSIN do Simepar inova na previsão de chuvas

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com