22/08/2023

Alerta! Vender medicamento da Farmácia Básica é crime!

Todo o cidadão de baixo poder aquisitivo tem direito a medicamento gratuito disponibilizado pela  Farmácia Básica, um programa do Ministério da Saúde.Para ter acesso o paciente deve ter a  receita médica e  ocartão municipal de  saúde (com letras verdes) . A receita do medicamento, que não precisa ser do SUS, deve ter data, assinatura e carimbo do médico.
O Cartão Municipal de Saúde pode ser feito no posto de saúde mais próximo da residência, com carteira de identidade e comprovante de residência. Não há custo para a confecção da carteirinha.
Na Farmácia Básica são distribuídos os medicamentos da Atenção Básica, de processos judiciais e do Sistema de Atendimento Especial e Antirretrovirais (Sate). Os medicamentos são adquiridos mediante convênio com o Ministério da Saúde, com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Secretaria Municipal da Saúde.

Quem se dirigir a uma farmácia deve prestar atenção na caixa do medicamento para ver se não existe nenhum tipo de adulteração na embalagem. Muitas vezes, onde existe a inscrição falando sobre a gratuidade do medicamento pode ter sido rasurado para que o medicamento seja vendido. Isso é crime e deve ser denunciado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo