Da Redação com Daniel Schenker, de 'O Globo'
A Alice de Lewis Carroll retorna às telas numa adaptação livre dirigida por James Bobin e com Tim Burton (responsável por Alice no País das Maravilhas, versão cinematográfica de 2010) na produção. Conforme o esperado, esse novo filme procura conquistar o espectador por meio de visual exuberante — que resulta criativo em determinadas sequências e simplesmente espetacular em outras —, realçado pelo recurso do 3-D — mais impactante em passagens isoladas, como a ambientada no Estreito de Malaca, onde Alice (Mia Wasikowska) comanda o navio do pai, já falecido.
Em Londres, ela mergulha subitamente no Mundo Subterrâneo, reencontra o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp), agora deprimido, e não mede esforços para trazer a família dele de volta. Para tanto, Alice desafia o tempo (materializado na figura de Sacha Baron Cohen). A fábula evidencia questões como a submissão das mulheres nas últimas décadas do século XIX (Alice simboliza o rompimento dessa desigualdade) e os conflitos familiares — destacados por meio dos atritos entre a protagonista e a mãe, Helen (Lindsay Duncan), o Chapeleiro e o pai, Zanik (Rhys Ifans), e Iracebeth, a Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter), e a irmã, Mirana, a Rainha Branca (Anne Hathaway). As divergências, porém, estão relacionadas a acontecimentos nem sempre consistentes. Exemplo: a tensão entre Iracebeth e Mirana, acirrada por um pedaço de torta.
Bobin contou com parte considerável da equipe do Alice de Burton — a julgar pelas permanências da roteirista Linda Woolverton, que frisa uma mensagem (não há como mudar o passado, mas você pode aprender algo com ele) e aborda a fronteira tênue entre sonho e realidade (em especial, num diálogo entre Alice e o Chapeleiro), e dos atores principais. Dedicado a Alan Rickman (que, mais uma vez, empresta a voz a Absolem), esse filme entretém com competência, ainda que sem encanto.
Alice Através do Espelho ((Alice In Wonderland: Through the Looking Glass) estreia nesta quinta feira (26) no Cine XV Guarapuava, nos seguintes horários: 14h30, 17h00, 19h15 com sessões dubladas e sessão legendada às 21h30. Veja o trailer: