Alistamento militar pode ser feito pelo computador ou celular até 30/09

O prazo para fazer o alistamento militar foi prorrogado em decorrência da pandemia de covid-19. Processo pode ser feito on-line

Alistamento foi prorrogado em decorrência da pandemia de covid-19 (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Devido ao enfrentamento à covid-19, o prazo para o alistamento militar foi prorrogado até 30 de setembro. Desse modo, o processo de seleção pode ser feito pela internet ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS.

Devido a pandemia, a plataforma digital é a forma mais rápida e segura para que os jovens façam o processo. E, para isso, é preciso fazer o cadastro, clicando aqui, clicando em “Quero me alistar”.

ALISTAMENTO

Depois de um breve questionário, é só selecionar a opção “alistamento militar”. Em uma nova janela, todos os dados pessoais devem ser informados para que ao fim o site gere um número de registro. Com esse número, o participante poderá acompanhar o processo pela aba “já me alistei”.

Além do computador, o cadastro também pode ser feito pelo celular. Basta baixar o aplicativo Exército Brasileiro no smartphone, seja Android ou IOS. Ao abrir, clique na opção “três linhas”. No primeiro acesso, o programa vai solicitar a localização. Depois selecione a opção “Alistamento” e “Quero me alistar”, para preencher o formulário solicitado.

Alistamento Militar é obrigatório (Foto: Arquivo/RSN)

O serviço militar é um treinamento que jovens brasileiros recebem nas bases da Marinha, Exército ou Aeronáutica, por período determinado. O processo inclui cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação. Além disso, militares efetivos também renovam a permanência.

Por fim, vale destacar que se alistar é um dever nacional e aqueles que perdem o prazo estão sujeitos a multa e impossibilitados de obter diversos serviços públicos como passaporte, carteira de trabalho e inscrições em concursos públicos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOVAS REGRAS

PRF informa sobre regras para quem vai passar pela Ponte da Amizade

REFORMA AGRÁRIA

Incra libera créditos para famílias quilombolas do 'Paiol de Telha'

SEM ÁGUA

Temperatura elevada e baixa reservação afetam abastecimento em LS

Comentários