O que para muitos podem ser apenas números, para a Brenda Carlos Novacouski de 16 anos são infinitas possibilidades no futuro. A paixão pela matemática promete levar longe a estudante de Campina do Simão. Ainda mais porque agora o amor pelos números simboliza a medalha de ouro ‘estampada’ no peito. A estudante do Colégio Estadual Teotonio Vilela está entre os 14 medalhistas da Região de Guarapuava na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap).
Mais do que subir ao palco e receber a medalha em Foz do Iguaçu, a Brenda também aproveitou o evento de premiação com os 123 ganhadores do Paraná. Eles participaram em oficinas de aprendizagem. Assim, a Brenda também trouxe conhecimento para casa. Ela não conseguia esconder a alegria de ter conquistado o primeiro lugar no desafio que reuniu mais de 867.285 participantes.
Foi algo sem explicação! Era um sonho meu participar da olímpiada. Não imaginava ter esse resultado! Mas agradeço por ter conseguido e ter prestigiado o evento que deu a oportunidade da gente adquirir mais conhecimento. Comecei a gostar de matemática em 2020 e me sinto muito orgulhosa! Sempre que posso eu estudo, mas não deixo de ajudar minha mãe. Agora, estou indecisa em relação a qual área vou seguir. Estou entre Administração e a Matemática.
A Brenda divide o tempo entre os estudos e a ajuda com a família. Isso porque a mãe dela, Anaxandra Carlos Novacouski vende churros e crepe na praça do município. Enquanto a mãe garante o sustento, a Brenda cuida das irmãs pequenas. A notícia que a filha foi medalhista encheu a Anaxandra de orgulho, mostrando que todo o esforço pelos filhos está dando resultado.
Ficamos muito felizes e orgulhosos! Ela sempre gostou de matemática só que nem sempre ela ia bem, mas sempre se dedicou para melhorar o aprendizado. Eu falo para ela que a única herança que nós podemos dar a ela que ninguém pode tirar, é o estudo e que ela pode sempre contar com a gente!
OLIMPÍADA
Além da Brenda, a Região de Guarapuava teve 14 ganhadores, Matheus Regis Machado de Araujo (Goioxim) e Airton Sceny (Goioxim), Julia Gabriela Pontarolo (Guamiranga), Victoria Emanuelli Bandachewski (Irati), Camila Caetano Pinto (Cândido de Abreu) e Otavio Luiz Gonzaga (Cândido de Abreu). Incluindo também o Vinicius Silva Xister (Manoel Ribas), Gustavo Fedrecheski (Cantagalo), Maria Eduarda de Lima (Laranjeiras do Sul), Jhonathan Willian Cruz de Lara (Nova Tebas), Jéssica Maisa Alessi (Imbituva), Pablo Staciak Ribeiro, Marquiano Gadomski Filho e Pedro Recieri Colla (União da Vitória).
Conforme a Agência Estadual de Notícias (Aen), os vencedores ganharam um curso de imersão em Matemática que terminou nessa quinta (14). Os estudos abrangem oficinas de lógica, álgebra, números, medidas, grandeza, geometria e tratamento da informação.
Além disso, os estudantes também garantiram uma vaga na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), que vai ocorrer em outubro. A Omap reuniu todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio que fizeram a Prova Paraná, no fim de abril.
Os medalhistas venceram a etapa final, que foi disputada por 4,5 mil estudantes. A Omap é aplicada pela Secretaria da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Leia outras notícias no Portal RSN.