O estudante Ryan Demetrius de Oliveira Borges do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, em Irati está entre os selecionados para participar da prova final que define os integrantes de equipes que participam de competições internacionais de astronomia. O estudante da rede estadual de educação poderá integrar equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Como também na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que ocorrem este ano.
Ryan esteve entre os 8 mil alunos convidados para participar do processo seletivo devido o bom desempenho na prova teórica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022. O exame da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) ocorreu em maio do ano passado. Quase 1,2 milhão de alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio do Brasil participaram.
PROCESSO SELETIVO
Segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN), houve a convocação de todos os alunos do 9º ano que tiraram notas acima de sete para participar do processo seletivo para as competições internacionais.
O processo começou com três provas on-line. Após a terceira avaliação, ocorreu a convocação de 363 alunos de redes públicas e privadas com as maiores médias. Eles participarão da prova final presencialmente, em março, em Barra do Piraí (RJ). Nela, será preciso resolver questões teóricas e de observação real do céu.
TREINAMENTO
Entre abril e julho os 40 estudantes vão começar o treinamento para as olimpíadas internacionais. Em seguida, cinco deles vão para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Outros cinco serão destinados para a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.
Entusiasmado, Ryan que está na 3ª série do ensino médio no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira conta que está se preparando para a prova.
Estou me preparando para as provas estudando desde astrofísica, astronomia observacional até mecânica celeste. Faço isso durante umas quatro horas por dia, seis dias por semana.
O estudante iniciou, como aluno monitor, um projeto para incentivar os colegas da escola a participarem de olimpíadas científicas, como a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma modalidade da OBA. “Nesse último ano, conseguimos 19 medalhas de ouro para nossa escola na MOBFOG e ficamos muito felizes com essa conquista”.
MEDALHISTAS DE IRATI
O Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, em Irati, teve em 2020, 19 estudantes premiados com medalhas de ouro na MOBFOG 2022. Eles tiveram de lançar foguetes que eles mesmos construíram, com garrafas PET, a fim de obter o maior alcance horizontal possível.
Já na prova teórica da OBA, o colégio teve dois medalhistas de ouro, que gabaritaram a prova: Bruna de Souza, além de Ryan. O aluno também conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBInvest 2022) e de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2022).
Leia outras notícias no Portal RSN.