22/08/2023
Política

Aluno entrega PL a Traiano

imagem-102711

Da Redação, com assessoria

Curitiba – Alunos de escolas públicas estaduais vão entregar na segunda-feira (16), no início da sessão, ao presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), 32 projetos de lei elaborados pelos próprios estudantes. É uma etapa do “Geração Atitude”, programa ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, uma parceria entre Assembleia Legislativa, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado da Educação e Governo do Estado.

O projeto, segundo Traiano, “é parte importante da política de aproximação da Assembleia com a sociedade”. Ele visa “mostrar aos estudantes as funções dos poderes e estimular a participação dos jovens no processo político”. A preparação para esse resultado foi intensa.

Entre setembro e outubro foi realizado, em todo o Paraná, o concurso “Caravana da Cidadania”, parte do projeto Geração Atitude, que selecionou os 32 melhores “Projetos de Lei” elaborados por estudantes da Rede Pública de Ensino. A seleção foi feita pela Secretaria Estadual de Educação.

Os ganhadores receberam como prêmio uma viagem a Curitiba entre os dias 15 e 17 de novembro. Cada um dos 32 alunos virá acompanhado de um professor orientador, formando um grupo de 64 pessoas. Durante a visita à Curitiba, que começa neste domingo, o grupo conhecerá o funcionamento do Ministério Público do Paraná e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na Assembleia, o grupo vai assistir a palestras sobre a elaboração de projetos de lei. Depois de uma visita guiada pela Assembleia, os alunos e professores serão recepcionados à noite no Plenarinho, onde participam da gravação do programa “Geração Atitude”, com a participação de artistas paranaenses, deputados e representantes dos MP, TJ e Governo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo