22/08/2023
Cotidiano

Alunos arrecadam dinheiro para iratiense com doença sem cura

imagem-59329

Alunos do 7º ano da Escola Estadual Luiz Rosa Zarpellon Pinto, de Irati, se mobilizaram em prol de Alisson Nairã Rost Benâncio, de 10 anos, diagnosticado com Distrofia Muscular Duchene (DMD), uma doença genética que atinge uma em cada três mil crianças no Brasil. O tratamento para amenizar os traços desta doença só existe no exterior.

Os estudantes se reuniram na escola na última segunda feira (17), pedindo doações para outros alunos do mesmo colégio. A mãe de um dos alunos, Vanderlúcia Oliveira, soube da mobilização através do filho. “Meu filho chegou em casa falando que estavam pedindo doações para a o Alisson. As crianças falaram principalmente da situação financeira da família dele, que não tem nem banheiro em casa”.

Alisson vive com a família na Colônia Gonçalves Júnior, a 16 km de Irati e mesmo sendo diagnosticado com uma doença rara, este não é o único caso na região. Desde o começo de 2013 foram realizadas mobilizações em Irati a favor de Nathan Willian Patrzyk, de 8 anos, que também possui a mesma doença. As mobilizações em prol de Nathan ajudaram a sua família a arrecadar um valor para o pagamento de parte da operação do garoto que custa cerca de R$ 100.000,00.

Contudo, Alisson ainda não teve a mesma sorte de Nathan com a arrecadação de fundos para um tratamento no exterior.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.