22/08/2023
Guarapuava

Alunos assistem peça de teatro de bonecos "Lendas Ciganas"

imagem-112842

 Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava – A Casa da Cultura foi palco de uma apresentação teatral nessa segunda feira (06). O teatro de bonecos “Lendas Ciganas” apresentou algumas histórias dos povos ciganos aos alunos do município. “A apresentação foi realizada em algumas escolas públicas e agora acontece na Casa da Cultura. A ideia é mostrar as estudantes que muitas histórias podem ser contadas de formas diferenciadas e a proximidade com o teatro é uma novidade para muitos desses alunos”, explica a coordenadora da Casa da Cultura, Rosevera Bernardim.

Os contadores de histórias apresentaram aos estudantes o teatro de bonecos, que conta de forma divertida e educativa as lendas ciganas, apresentações aconteceram nessa segunda feira (06) e acontecerá nesta terça (07).  “O grande objetivo desse projeto é de desmistificar os preconceitos criados sobre os ciganos. Aqui mostramos como esse povo cigano é rico de cultura”, explica Claudio Iovanovitchi, diretor do projeto.

De acordo com Neiva Camargo, atriz, criadora e produtora da peça, a mensagem a ser passada é que temos muito o que aprender com as diversas culturas que existem pelo Brasil e pelo mundo. “A cada cidade é uma estreia diferente, nunca sabemos como o público vai reagir, então o que me deixa entusiasmada é o mistério que existe em cada apresentação e a oportunidade que temos de poder passar um pouco mais da cultura cigana para esses estudantes”.

O projeto”Lendas Ciganas” conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Paraná, e foi trazida ao município pelo Chefe do Núcleo Regional de Educação  de Guarapuava, Marlon Douglas Pires e pela professora Gilce Primak. “Guarapuava é uma das cidades que está estabelecida na rota do povo cigano. Para nós é de extrema importância saber como esse povo vive, quais são suas tradições e culturas”, finaliza Marlon Douglas Pires.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.