22/08/2023



Cotidiano Educação

Alunos da rede estadual podem se inscrever na Olimpíada de IA

Os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio podem se inscrever até dia 25. Os melhores vão para o Mundial, na China

Olimpíada de IA (Foto: SEED-PR)

Os alunos da rede estadual têm até domingo (25) para se inscreverem na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil). As secretarias de Estado da Educação e da Inovação, Modernização e Transformação Digital chamam estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio para participar da ONIA Brasil. Os melhores competidores do País vão para a Olimpíada Mundial, na China, em 2025.

Três plataformas digitais, EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC, formam a Comissão Organizadora da competição. As inscrições são gratuitas e os alunos podem fazer pelo site, clique aqui. A Olimpíada ocorre em várias etapas: nos meses de novembro e dezembro de 2024, ocorrerão as provas on-line e com consulta.

Em seguida, em abril de 2025, acontecerá a etapa que a organização intitulou ‘mão-na-massa’, também em formato on-line, mas com questões práticas. Assim, a competição vai eleger os vencedores brasileiros que disputarão o mundial em Pequim, em agosto de 2025.

No entanto, o número de classificados para a etapa internacional da competição ainda não foi definido. De acordo com as instituições organizadoras, em razão justamente do ineditismo da Olimpíada, será necessário aguardar o resultado das primeiras etapas para a seleção e definição.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo