Imagine uma turma de engenharia mecânica reunida fora da sala de aula, observando caixas serem largadas dos andares do prédio onde estudam. Foi isso que aconteceu hoje, 07, na UTFPR, Campus Guarapuava.
Com o objetivo de relacionar a teoria com a prática, a disciplina Introdução à Engenharia lançou o desafio de salvar o ovo para os alunos do primeiro período do curso de bacharelado em Engenharia Mecânica.
Com o nome “Salvar o Ovo”, o projeto exigiu dos alunos desenvolver uma caixa para embalar um ovo cru de galinha para ser largada dos andares do Bloco Q, protegendo o ovo. A cada andar que o ovo caía intacto, o grupo ganhava 0,25 pontos a mais na nota.
Cada equipe poderia ser formada por até cinco alunos. Foi exigência do projeto que as equipes confeccionassem a embalagem. As dimensões máximas da embalagem não seriam superiores à 30 cm de lado. A caixa poderia ser feita de papel, plástico, madeira ou outro material que a equipe achasse conveniente. Foi permitido o uso de elementos de fixação como cola, durex, clipes e elásticos. Outra exigência foi que a caixa fosse solta em queda livre, não sendo arremessada.
A cada andar que as equipes passavam, havia vibração, afinal, o projeto da caixa estava bem elaborado. Quando os alunos chegaram ao último andar do Bloco (uma altura aproximada de 12 metros), as 10 equipes iniciais permaneciam no desafio. Ao final dos lançamentos, todos os ovos permaneceram intactos. A professora Denise Alves Ramalho, orientadora do projeto, disse que para o próximo ano, fará novas exigências. “Limitarei os materiais e diminuirei as dimensões da caixa.
Mas o projeto não termina com o lançamento dos ovos dos andares. Após essa fase, cada equipe apresentará, por escrito, um relatório com as etapas do projeto para a disciplina de Introdução à Engenharia e oralmente, em estilo formal, também para a disciplina de Comunicação Linguística. Na fase oral, a apresentação contemplará as fases de construção resumidamente, as possíveis causas de sucesso das caixas e as melhorias sugeridas
Fotos podem ser vistas no seguinte endereço: