22/08/2023

Alunos de escolas municipais mostram a história infantil “Cinderela

imagem-32744

O público que comparecer às antigas instalações do Pahy Centro de Eventos, neste sábado (19)
domingo (20), às 20 horas, pode presenciar um dos mais belos espetáculos culturais de Guarapuava. A hsitória de A Cinderela será encenada por meio da dança.

Cerca de mil pessoas estão envolvidas na montagem e produção do Cinderela, cujo elenco é composto por alunos dos Núcleos Culturais da Rede Municipal de Ensino. Eles participam de diversas oficinas culturais, no contra turno escolar, que são realizadas durante o ano letivo.

O V Espetáculo de Balé reúne uma equipe composta por profissionais de diversas áreas e que conta ainda, com diversos bailarinos e coreógrafos do Teatro Guaíra e do Bolshoi. A direção artística do V Espetáculo de Balé é de David Felchak e Rita Felchak, com produção da Cia Arte & Manha e equipes de cenógrafos, iluminadores, sonoplastas e programadores áudio visuais. Além da equipe técnica, as professoras das Escolas Municipais recebem treinamento e, no dia das apresentações, maquiam os alunos e ajudam com a troca de figurinos.

 

 

Nesta edição, Nivaldo Lopes de Oliveira, acadêmico de Arte e Educação da Unicentro, recebeu o convite para participar do evento. “Me senti muito honrado com o convite, não sabia da grandiosidade do espetáculo e estou deslumbrado com toda a produção e organização do evento”, comentou o acadêmico.

 

 Para o evento, as crianças ensaiam durante todo o ano, reforçando quatro meses antes da apresentação. Rossana Manfredini, professora de balé e proprietária da academia Romani que é parceira do espetáculo, diz que os alunos tem se dedicado muito nos ensaios, incorporando realmente o personagem que cada um interpreta.

Rossana fala que ter este espetáculo de balé na cidade é gratificante, pois abrange as crianças da rede municipal, dando oportunidade de vivenciar a arte da dança, aprendendo também mais sobre a literatura, equilíbrio corporal. “O Balé deixou de ser algo elitista em nossa cidade para abranger a todos. Nosso prefeito deu a oportunidade para os guarapuavanos usufruírem dessa cultura”, comentou.

A professora diz que há muitos benefícios para esses pequenos bailarinos que se apresentarão no evento. “O balé clássico é uma arte para o corpo e para a mente, já que trabalha a criatividade, a disciplina, equilíbrio entre outras características que fazem bem ao ser humano”, disse Rossana.

A história da Cinderela será retratada de uma forma contemporânea, mostrando a força e atitude da personagem principal. “A imagem de menina delicada e frágil é deixada de lado, mostrando a força da Cinderela, o que dá mais presença de palco”, finalizou a professora de balé.

Com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura

 

Matéria relacionada

Costureiras fazem últimos retoques para o Espetáculo de Balé

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.