Os alunos do Colégio Carneiro Martins de Guarapuava são semifinalistas de um programa global de cidadania corporativa da Samsung, o Solve For Tomorrow. A equipe concorre na 11ª edição com um projeto de Moradias Sustentáveis, que une reaproveitamento de materiais recicláveis e solidariedade.
Participam do projeto, quatro alunos e uma aluna do 2º ano do Ensino Médio. Eles atuam na criação de casas temporárias para abrigar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, para protegê-las contra o frio quando o clima na cidade registra baixas temperaturas. Os alunos constroem as residências com materiais recicláveis e de baixo custo, podendo abrigar até quatro pessoas em um espaço composto por uma sala-quarto, uma cozinha e um banheiro. Por ser um projeto modular, as residências podem ser ampliadas para receber famílias maiores.
Conforme a professora de automação industrial e orientadora do grupo, Lilian Rosana Kremer Schultz, essa é uma iniciativa que ajuda o meio ambiente e também as famílias que precisam.
As casas são sustentadas por tubos de PVC. As paredes são feitas com caixinhas de leite, como se fossem tijolos. Para dar conforto térmico, o revestimento interno também é feito de caixas de leite, mas abertas e costuradas, de forma evita a entrada do vento. O telhado é feito com garrafas petem uma inclinação que capta a água da chuva para irrigar as plantas dos canteiros, pensados para plantar salsinha, cebolinha, alface, entre outros itens para a alimentação dos moradores.
O PROJETO
O programa da Samsung tem a coordenação técnica do Cenpec, que estimula alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem protótipos inovadores por meio da abordagem STEM. Esta é uma sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. De acordo com a diretora executiva do Cenpec, Beatriz Cortese, o objetivo é solucionar problemas e demandas reais da sociedade.
O projeto da equipe de Guarapuava é um belo exemplo de integração entre escola e comunidade. Ele mostra como o processo de ensino-aprendizagem pode ultrapassar as paredes do ambiente escolar e envolver outras pessoas e instituições, em busca de soluções para desafios reais de forma sustentável. Temos certeza de que as trocas ao longo da mentoria serão valiosas para a equipe aperfeiçoar o protótipo.
Os alunos deram início ao projeto durante as fortes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. A partir daí, eles entenderam que o modelo de casas sustentáveis poderia ajudar também às pessoas que ficaram desabrigadas na ocasião. Atualmente na fase de construção do protótipo, o projeto conta com o apoio de uma Organização Não Governamental (ONG) para a construção do revestimento interno das casas. Enquanto isso, os alunos estão trabalhando em diferentes partes da construção, como telhado, paredes, iluminação, mobília, automação dos canteiros e refrigeração das casas.
A professora Lilian conta que os alunos estão ansiosos pelas mentorias, pois querem lançar mão de todas as ferramentas para melhorar o projeto. “Eles ficaram muito contentes e empolgados por estar entre os semifinalistas. Até fizeram camisetas para divulgar a participação no programa e envolveram toda a comunidade escolar no projeto. Outros alunos e professores estão contribuindo para a arrecadação de materiais para a construção das casas e estão apoiando o projeto como um todo.
Leia outras notícias no Portal RSN.