Alunos do Ensino Médio podem se inscrever no Programa de IC

As escolas participantes são definidas pelos Núcleos Regionais de Educação de Guarapuava e Irati. E os estudantes, são indicados pelos colégios

As escolas participantes são definidas pelos Núcleos Regionais de Educação de Guarapuava e Irati (Imagem: Divulgação)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) está beneficiando com pesquisas 50 estudantes de colégios públicos de Guarapuava e de Irati.  Brendha Lima é uma deles. A adolescente ainda está no segundo ano do Ensino Médio, mas participa do projeto desde agosto do ano passado. “As pedagogas do meu colégio foram de sala em sala do primeiro ano contando que a Unicentro estava disponibilizando, dois alunos para cada iniciação científica poderiam participar. E eu me interessei”.

O orientador de Brendha é o professor Luciano Farinha, do Departamento de Agronomia, que também é diretor de Pesquisa da Unicentro. De acordo com ele, o Pibic tem como finalidade contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes, ao despertar nesses estudantes a ciência.

Tem como objetivo principal incentivar a vocação desses alunos do Ensino Médio a uma prática mais científica, com fundamentos, com métodos científicos. É a inserção do aluno em projetos de pesquisa e em diferentes grupos, nas diferentes áreas do conhecimento. Despertando assim, uma certa vocação científica ou mesmo tecnológica.

Para o professor Edson Santos Silva, do Departamento de Letras do campus Irati, é a inserção do estudante no universo da ciência e no ambiente universitário que o motiva. “Acredito piamente que a universidade tem que estar presente na vida dos alunos desde cedo. Nós temos experiências de muitos alunos que, a partir dessa iniciação científica, escolheram que carreira seguir na universidade. Portanto, essa preparação da iniciação científica faz com que o aluno, ao chegar a universidade vá tomando pé do que é uma universidade”.

COMO PARTICIPAR?

Para participar da edição 2020-2021, os pesquisadores da Unicentro interessados no programa devem se inscrever até o próximo dia 15 de junho pelo Sistema de Gestão Universitária, o SGU. Além disso, as bolsas são concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e, são distribuídas de acordo com produção dos orientadores. Já as escolas participantes do programa são definidas pelos Núcleos Regionais de Educação de Guarapuava e Irati. E os estudantes, são indicados pelos colégios.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Relacionadas

LUTO

Morre aos 88 anos em Guarapuava, o médico Ubirajara Azevedo

NOVOS CASOS

Saúde confirma dois novos casos de covid-19 em Guarapuava

CALORÃO EM GUARAPUAVA

Altas temperaturas marcam o 1º fim de semana da Primavera

Comentários