22/08/2023
Comunidade Cotidiano Educação Guarapuava

Alunos participam de 9ª edição do Sepex na FG

A Semana de Pesquisa e Extensão ocorreu nas dependências da Faculdade Guarapuava e recebeu o jogador de vôlei Giba para uma palestra

_MG_0189

Professores também promoveram atividades durante a semana de pesquisa e extensão (Foto: Ascom)

A 9º edição do Sepex da Faculdade Guarapuava acabou e já deixou saudades. Esse ano, o Diretor Geral,  Leonardo de Mattos Leão presenteou os alunos na noite de abertura, com a palestra do Campeão Mundial de Voleibol Giba.

Assim, em sua palestra ele contou sobre sua história, pontos positivos, negativos e superações em sua carreira. Atacante de ponta, oito vezes medalhista de ouro na Liga mundial, tricampeão mundial e ouro olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2012. Por isso, Giba é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos em nível mundial.

Além disso, para os alunos da FG o atleta contou sobre suas dificuldades em se tornar um profissional. Paranaense, estudou em colégios em Curitiba e em 1991 começou a sua carreira atuando pelo Círculo Militar do Paraná. Assim, orgulho para nosso Estado foi eleito em 2006 o Melhor Jogador do Mundo, após o título do Campeonato Mundial com a Seleção Brasileira de Vôlei. Anunciou sua aposentadoria no esporte aos 37 anos em 2014 quando disse “a gente tem que ser inteligente e saber a hora de parar”.

Diversas atividades foram desenvolvidas (Foto: Ascom)

TREINOS

Três vezes eleito o melhor jogador do Mundo, Giba incentivou os alunos da FG a nunca desistir, e sobre sua determinação contou momentos em seus treinos na Seleção Brasileira. “Começávamos os treinos as 8h, depois as 7:30h, depois as 7h e por fim pedíamos ao Técnico Bernardinho para iniciarmos os treinos as 6h da manhã, pois a gente precisava sair da zona de conforto.”

Além disso, em sua palestra, procurou motivar os alunos ao trabalho em grupo, a importância de respeitar seu colega de profissão e o que ele representa na sua vida profissional. Giba fala que sempre se deve buscar o melhor e treinar/estudar muito para isso. De acordo com a assessoria da instituição, ao término da palestra, respondeu perguntas e recebeu a todos em uma sessão de fotos.

Giba falou sobre superação (Foto: Ascom)

SURPRESA

A noite contou ainda com uma surpresa da Empresa Cross Formaturas, que presenteou a FG com uma decoração no saguão, deixando o ambiente muito confortável para que todos pudessem assistir a essa palestra.

Após o lançamento do Sepex, os alunos participaram de minicursos, palestras e atividades preparadas pelos Coordenadores da faculdade durante os quatro dias. Assim, com participação de todos os cursos e envolvendo todos os professores, iniciamos o segundo dia com exposições de banners dos trabalhos dos alunos, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Ainda, minicursos com demonstrações técnicas no curso de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Medicina Veterinária. O curso de Engenharia Civil contou com Amostra Competitiva de Pórtico de Concreto – APO – Aparato de Proteção ao ovo e Amostra Competitiva de Ponte de Papel, essa competição tem como objetivo o aprendizado dos alunos e técnicas para sua futura carreira, além de incentivar o trabalho em grupo.

Já no terceiro dia os alunos puderam apresentar seus artigos científicos em sala de aula e no Saguão da Faculdade. O Curso de Arquitetura e Urbanismo participou de oficinas muito criativas, técnicas de desenhos e papel de parede ecológico. Nesse dia foi a vez dos alunos de Engenharia Elétrica competirem entre si, com a Competição de Catapultas no campo de Futebol da FG.

Giba participou da semana de pesquisa e extensão (Foto: Ascom)

ENCERRAMENTO

A Sepex foi encerrada após muito aprendizado e competições entre os alunos. Engenharia Elétrica fez uma corrida de carrinhos elétricos no saguão. Os alunos de Direito fizeram um júri simulado. Além disso, contou com convidados muito especiais nas palestras para Administração e Ciências Contábeis.

Já Medicina Veterinária encerrou a semana trazendo animais para que os alunos pudessem ver na prática técnicas como: Manejo de feridas e os benefícios da fisioterapia na cicatrização, realizando o procedimento em um dogue alemão trazido especialmente para essa prática.

Assim, para o minicurso: Termografia Infravermelha: Princípios e Aplicações na Medicina Veterinária os alunos puderam aplicar as técnicas apreendidas em sala em um cavalo exposto no Laboratório de Anatomia.

Foram quatro dias de muito aprendizado, emoções e competições envolvendo os alunos da Faculdade Guarapuava. A assessoria agradecer a participação de todos os que contribuíram para as atividades.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.