Os candidatos a prefeito Antenor Gomes de Lima (Bons Ventos Guarapuava) e Fabio Martins Ribas (Guarapuava cada vez melhor) não compareceram ao tradicional painel promovido pela Unicentro na noite desta sexta-feira, no auditório do Cedeteg. Fábio Ribas encaminhou um oficio justificando a ausência dizendo ter compromissos anteriormente assumidos. Antenor Gomes de Lima não comunicou oficialmente o porquê da falta. A REDE SUL DE NOTICIAS entrou em contato com um dos assessores do candidato e este disse que o candidato tinha comício no distrito de Entre Rios. Ricardo Borelli (PTN) também não foi e nem justificou. Quem capitalizou as atenções dos acadêmicos foram Cesar Filho (Aliança para o Progresso) e Jauri Gomes (PSC). O reitor Aldo Bona, o ex-reitor Vitor Hugo Zanette e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano Cezar Silvestri, prestigiaram o evento.
Apesar da baixa representatividade acadêmica – havia cerca de 30 estudantes no auditório – o público questionou a falta dos candidatos citados. Os comentários entre os acadêmicos é de estes se sentiram desrespeitados.
Cesar Filho e Jauri Gomes lamentaram a ausência dos outros candidatos e destacaram mutuamente que participaram de todos os debates e painéis realizados até agora como sendo um ato de respeito à população e ao incremento do processo democrático no município.
Cada candidato respondeu a 8 perguntas, divididas em 2 blocos. No primeiro bloco, 4 perguntas foram elaboradas por estudantes e versaram sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calçamento, iluminação pública, transparência, desenvolvimento regional. Os candidatos se comprometeram a desenvolver políticas públicas em parceria com a Unicentro. Cesar Filho afirmou que a Universidade será a grande parceira da administração. “Vamos chamar profissionais para a área da saúde, de economia, da educação e de outras áreas valorizando profissionais do município”, afirmou.
O candidato também ressaltou a “forte parceria com o Governo do Estado” enfatizando que trabalhou durante 1,6 ano para abrir as portas das várias secretarias estaduais e falou da amizade que possui com o governador Beto Richa. “O governador me garantiu que Guarapuava terá um atendimento a alturas das suas necessidades”, disse Cesar Filho. Ele também considerou o fato do município possuir um secretário estadual, no caso o deputado licenciado Cezar Silvestri. Sobre a transparência o candidato disse que postará todos os dados oficiais no Portal da Transparência como vem fazendo na Assembleia Legislativa e que submeterá à sociedade por meio das entidades. Disse ainda que o Observatório Social tem contribuído para aprimorar as relações entre o Poder Público Municipal e a opinião pública. Segundo o candidato, em sua administração essa troca será ainda mais estreitada.
Jauri Gomes confirmou que todas as secretarias municipais terão indicações das entidades de cada área afim. Disse também que pretende fazer uma administração aberta ao cidadão conversando, trocando ideias com a sociedade civil organizada e com a população.