22/08/2023
Brasil Cotidiano

Anvisa aprova testes rápidos para covid-19 em farmácias

O estabelecimento deverá ter profissional qualificado para fazer o exame. Além disso, os exames não servirão para a contagem de casos do coronavírus no país

test-5027031_960_720

Anvisa aprova testes rápidos para covid-19 em farmácias (Foto: Reprodução/Pixabay)

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça (28) a aplicação de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus (covid-19) em farmácias.

Com a decisão, o diretor presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirma que a aplicação dos testes deixará de ser feita apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas.

“O aumento [dos testes] será uma estratégia útil para diminuir a aglomeração de indivíduos [em hospitais] e também reduzir a procura dos serviços médicos em estabelecimento das redes públicas”.

EXAMES

As farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. O estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para fazer o exame. Além disso, os exames não servirão para a contagem de casos do coronavírus no país.

Barra Torres, que foi o relator do processo, destacou ainda que o teste não terá efeito de confirmação do diagnóstico para o coronavírus, uma vez que há a possibilidade do teste apontar o chamado “falso negativo”. Ou seja: quando o paciente é testado ainda nos primeiros dias de sintomas.

Os testes imunocromatográficos não possuem eficácia confirmatória, são auxiliares. Os testes com resultados negativos não excluem a possibilidade de infecção. Assim, os positivos não devem ser usados como evidência absoluta de infecção, devendo ser realizados outros exames laboratoriais confirmatórios.

A liberação dos testes rápidos em farmácias enfrentava resistências, devido a questões sanitárias e ligadas também à eficácia dos exames. Ao comentar a aprovação dos testes em farmácias, Barra Torres lembrou que esses testes vêm sendo feitos por determinação de alguns governos locais.

Por fim, a Agência Brasil informou que a liberação desses testes será temporária. Com isso, deve permanecer no período de emergência de saúde pública nacional decretado pelo Ministério da Saúde em 4 de fevereiro deste ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.