A Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) está se responsabilizando pela confecção de cardápios em braille. A informação foi prestada pela diretora da entidade, Alexandra Bianek Cleve à Rede Sul de Notícias, na manhã desta quarta-feira (10). "Vamos cobrar apenas uma taxa simbólica para comprar os papeis que precisam ser especiais". Restaurante, lanchonetes, casas noturnas, hoteis e similares podem entrar em contato com a Apadevi pelo telefone 3622 0617 e falar com Alexandre, Marilene ou Kelen.
Uma lei municipal está em vigor em Guarapuava desde 2012. O prazo para que os estabelecimentos cumprissem a determinação legal acabou há um ano, no dia 31 de julho de 2012, mas a maioria ainda descumpre a lei. Por isso, o Procon determinou um parzo de 10 dias para que a adaptação dos locais, sob pena de multa.
A medida prevê a inserção do portador de deficiência visual e o acesso a cardápios nos estabelecimentos comerciais de Guarapuava. De acordo com a Apadevi, não existe uma estatística que aponte o número de pessoas que possuem esse tipo de deficiência. "Temos uma média de 130 que frequentam a entidade, mas esse número é muito superior no município".
Matéria relacionada
Desconhecimento sobre a lei e falta de confecção, trava cardápio em braille