22/08/2023
Brasil Cotidiano Economia

Apenas 15% das pequenas empresas conseguiram crédito durante a pandemia

Os dados foram obtidos em um levantamento elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

Portanto, os dados foram obtidos em um levantamento pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Entre os dias 7 de abril e 2 de junho, cerca de 6,7 milhões de empresários tentaram obter crédito para manter pequenos negócios, mas apenas 1 milhão (15%) conseguiram os recursos. Os dados foram obtidos em um levantamento elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Assim, no início da pandemia da covid-19, 30% dos pequenos empresários buscaram algum tipo de crédito, taxa que subiu para 39% ao final da análise, composta a partir de respostas fornecidas por 7.703 empresários de 26 estados e do Distrito Federal.

O MOTIVO

A principal razão para que não tenham tido êxito junto aos bancos foi o CPF negativado,o que indica que uma pessoa está inadimplente. Ter “nome sujo” no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) ou no Serasa foi a justificativa apresentada por 11% das instituições financeiras. Além disso, foram negadas em mesma proporção relativa à falta de garantias ou avalistas.

Além disso, de acordo com o levantamento, os bancos públicos, foram as instituições mais procuradas pelos empresários. A maioria (41%) dos participantes da sondagem afirmou ter dívidas em aberto e em atraso. Enquanto 32% declararam não ter dívidas e 27% disseram estar com o pagamento de débitos em dia.

Na quinta (25), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, em transmissão on-line, que as linhas especiais de crédito para empresas de menor porte poderão ter um bônus de adimplência. Na ocasião, ele reconheceu que a economia do país “bateu no fundo do poço”. No Brasil, os micro e pequenos empreendimentos equivalem a 99% do empresariado.

*(Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.