22/08/2023
Brasil Cotidiano

Aplicativo Meu Sebrae possibilita conexão entre empreendedores

A ferramenta agiliza atendimentos e disponibiliza uma vitrine virtual para contatos e negócios. O aplicativo pode ser baixado pelo Android ou iOS

unnamed (1)

A ferramenta agiliza atendimentos e disponibiliza uma vitrine virtual para contatos e negócios (Imagem: Assessoria Sebrae)

Com a chegada da crise, muitos empreendedores estão procurando ampliar o networking para buscar alternativas e oportunidades de negócio. Pensando nisso, o Sebrae resolveu lançar um aplicativo gratuito, o Meu Sebrae, que auxilia a conexão entre os brasileiros que comandam empresas. Desse modo, o app se coloca como um canal rápido e prático para o empreendedor receber informações e atendimentos.

Entre o quadro de funcionalidade está a opção “Achei” em que cada empreendedor pode se cadastrar e dar like em outros empresários que atuem na mesma área e tenham interesses em comum. Assim, se a curtida for recíproca, ambos podem iniciar uma conversa e desenvolver uma relação comercial. Com a nova versão, não é mais necessário ter CNPJ para usufruir da ferramenta, que é uma vitrine digital com potencial de negócios reais.

A plataforma foi lançada no ano passado, mas passou por algumas melhorias que devem incrementar a experiência do usuário e garantir conexões personalizadas. De acordo com o consultor Luciano Renan da Silva, tudo começa na hora do cadastro quando o empreendedor pode definir interesses. “O aplicativo, por meio de inteligência artificial, reconhece as preferências do usuário e oferta conteúdos personalizados. Além disso, o usuário também vai receber sugestões de perfis semelhantes para que as chances de combinações aumentem”.

Além destas possibilidades, o usuário também pode fazer uma busca por empresas específicas a partir de termos ou filtros de cidades, segmentos e produtos e, assim, iniciar uma nova conversa.

MEU SEBRAE

Atualmente, já são mais de 2,6 mil empresas cadastradas e as melhorias no aplicativo têm potencial para expandir ainda mais o catálogo de negócios. Segundo Luciano Renan, em momentos de dificuldade em que o networking não pode ser feito presencialmente, o aplicativo poderá ajudar a conectar donos de pequenos negócios que poderiam nunca se encontrar. “A partir daí, começar novas relações comerciais que podem impulsionar negócios em todo o país”.

O aplicativo conta com materiais e conteúdos multimídia exclusivos dedicados aos segmentos de preferência do empreendedor e a agenda de cursos e capacitações do Sebrae, principalmente EaD. Uma das principais novidades é a presença de um canal direto de comunicação com o Sebrae em tempo real. Basta apertar um botão na tela inicial e o usuário vai ser direcionado às consultorias on-line.

Essa é uma funcionalidade prática que vai trazer mais agilidade e eficiência para o empreendedor em um momento em que toda ajuda é necessária.

O aplicativo pode ser baixado pelo Android ou iOS.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.