Após 38 anos, APAE ganha a primeira reforma

Da Redação

Guarapuava – Fiação elétrica comprometida, piso de taco de madeira e solto, banheiros precisando de manutenção, falta de acessibilidade, portas de tamanhos inadequados, entre outras deficiências e falta de manutenção. Esta era a realidade da APAE, sediada no bairro Santa Cruz, em Guarapuava.

Após 38 anos sem uma única reforma, a entidade, porém, está de cara nova. Os pisos agora são de porcelanato, as paredes internas e externas foram pintadas, as portas passaram de 80 centímetros para um metro de largura, dando acessibilidade para cadeirantes, o refeitório e a panificadora foram ampliados, rampas foram implantadas permitindo a mobilidade dos alunos com segurança, a fiação elétrica foi substituída. Esses são apenas alguns dos serviços executados com a emenda de autoria do deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB), no valor de R$ 300 mil.

De acordo com a diretora da entidade, Elizandra Schroeder, o ambiente agora está adequado. “Não sabíamos o que fazer quando uma professora chegava e reclamava que a lâmpada havia queimado ou que algo não estava funcionando. Quando o deputado Bernardo chegou e nos comunicou que havia o recurso e nos disse o valor, ficamos felizes e agora estamos inaugurando a nova estrutura. É a primeira reforma em 38 anos”.

Para a presidente da entidade, Marcia Cristina Faria Nagase, a sensibilidade do parlamentar proporciona a melhoria na qualidade de vida de um público especial. “Temos aqui alunos com deficiências intelectual e múltiplas e que precisam de um olhar especial da sociedade. E o deputado [Bernardo] entendeu isso”.

Presente na solenidade de inauguração da estrutura reformada, o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) também reconheceu a sensibilidade de Carli. “Quero parabenizar o deputado Bernardo por ter a sensibilidade e apresentar a emenda”. O prefeito lembrou que Guarapuava sediará as Olimpíadas das APAES em 2018.

BERNARDO FOI HOMENAGEADO

Bernardo Carli foi o homenageado desta sexta (07). Após ter sido recebido pela fanfarra da Escola Anne Sulivan, de ver o agradecimento dos alunos estampados numa faixa, receber um mimo e uma cesta com produtos de panificação confeccionados por alunos, anunciou que continua buscando recursos para a entidade.

 A APAE

Descentralizada em duas unidades, urbana e rural, a APAE de Guarapuava atende 430 alunos e possui 137 profissionais envolvidos, também no Centro de Saúde e no atendimento de assistência social.

Na Escola Anne Sullivan, no bairro Santa Cruz, a entidade oferece desde a educação infantil, passando pelo ensino profissionalizante, ensino fundamental até a alfabetização de jovens e adultos. Na unidade rural, às margens da BR 277, perímetro urbano, há a escolarização e educação profissionalizante.

A estrutura da APAE conta também com uma clínica de reabilitação, com cerca de 3,5 mil atendimentos mensais por ser aberta à comunidade; Centro de Equoterapia e uma panificadora para a produção dos alunos que possuem habilidades para a panificação. A panificadora é aberta a partir das 14h, na sede da entidade na Avenida Rubem Siqueira Ribas, acesso para o Jordão.

Relacionadas

ESTAÇÃO COLORIDA

Primavera chega trazendo flores e estiagem ao Paraná

SETE CONFIRMAÇÕES

Sete novos casos de covid-19 são confirmados em Guarapuava

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com