Após a exumação do corpo do ex-presidente João Marques Belchior Goulart, o Jango, uma solenidade com honras de chefe de Estado será realizada às 10h desta quinta-feira (14) na capital federal. A cerimônia está programada para a Base Aérea brasileira. A presidenta Dilma Rousseff e todos os ex-presidentes foram convidados. Os restos mortais de Jango serão trazidos a Brasília para análise forense, até 6 de dezembro.
O processo de exumação do corpo foi iniciado na quarta-feira (13), no Cemitério Jardim da Paz, na cidade de São Borja (RS), a 615 quilômetros a oeste de Porto Alegre. Os trabalhos foram concluídos após 18 horas de trabalhos, às 2h da madrugada desta quinta. Foram envolvidas 12 pessoas segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Os profissionais são do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai, incluindo o médico João Marcelo Goulart, neto do ex-presidente.
Além de uma inspeção no mausoléu, foram coletadas amostras de gase na sepultura. A análise forense será realizada nos laboratórios da Polícia Federal, em Brasília.