22/08/2023
Educação Região

Após inspeção do Crea, ‘Duque de Caxias’ começa ano letivo em Irati

Tido como referência regional em ensino, o colégio de Irati foi construído há 90 anos e passa por reformas desde 2015. Porém, ainda precisa de melhorias

fpi (1)

Colégio Duque de Caxias em Irati (Foto: Reprodução/Facebook)

Cerca de 500 alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante retornaram às aulas no Colégio Estadual Duque de Caxias, em Irati. Assim, o ano letivo começou nesta quarta (5). Referência no ensino da região, o colégio neste ano absorve cerca de 32 alunos do Colégio São Vicente, nas turmas de 8ª e 9ª séries.

Esse colégio [São Vicente] está sendo desativado gradativamente desde 2019 pelo Governo do Estado. De acordo com informações do Núcleo Regional de Educação de Irati, o colégio funciona em estrutura alugada e com poucos alunos.

Entretanto, um dia antes do ano letivo começar, o Duque de Caxias passou por vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea), Regional de Guarapuava. Também participaram a Defesa Civil, o Conselho Regional de Educação e a Diretoria do Colégio.

Crea inspeciona o prédio (Foto: Ascom/Crea)

De acordo com o Crea, o Colégio, que já havia sido notificado pela Prefeitura de Irati em outubro de 2019, tomou algumas providências isolando as áreas mais precárias. No entanto o Núcleo de Educação protocolou um pedido de reforma do prédio, junto ao Governo Estadual.

REFORMA COMEÇOU EM 2015

Porém, segundo a diretora Rosângela Seidl Druczkoski, o colégio passa por reformas desde 2015, quando o telhado foi trocado. Entretanto, o prédio ainda precisa de melhorias. “Temos parte do muro com rachaduras, mas já foi isolado”. Conforme a professora, que está no Duque de Caxias há 27 anos, dos quais, quatro como diretora, a construção possui 90 anos.

Assim, a intenção é trocar os pisos das 12 salas de aula e do salão nobre, que são originais. De acordo com a diretora, o custo será de R$ 1,3 milhão. “O recurso já foi aprovado e a obra está em fase de licitação”.

Conforme a diretora, o Duque de Caxias possui cerca de dois mil metros quadrados de área construída. Esse espaço contém 12 salas de aula, área administrativa, cozinha, sanitária, biblioteca. Além de quadra de esportes, pátio coberto para refeitório, salão nobre. E tem ainda laboratórios de informática, física e química.

De acordo com Rosângela, os alunos do Duque de Caxias se destacam no Paraná. “No dia 28 de janeiro estivemos em Curitiba para receber uma homenagem pelo excelente desempenho do terceiro ano na prova Paraná Mais”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.