22/08/2023
Cotidiano

Após tropeada, cavaleiros retornam a Pitanga neste domingo

Tropeada reuniu homens, mulheres e crianças, em oito dias de aventura pelo interior de municípios da Região Centro

Tropeada em Pitanga (Foto: Ascom/Prefeitura de Pitanga)

Neste domingo (28), cerca de 400 cavaleiros retornam a Pitanga após uma cavalgada que durou oito dias. A tropeada, que já se tornou tradicional, comemora os 80 anos de emancipação política do Município.

Sob o cavalo, a tropeada ‘Abrace Pitanga’ mantém viva a prática do tropeirismo. Entre cavalgadas durante o dia, percorrendo caminhos que unem os municípios da região, a contemplação da natureza é atividade diária. Durante a noite o pouso nas fazendas em comunidades é regado a cantorias onde predomina a cultura nativista e tropeira. E é claro, segundo os cavaleiros, não pode falta o arroz carreteiro, o churrasco e o bom chimarrão.

A saída começou por Pitanga no dia 20 de janeiro. No percurso a tropeada, conforme o secretário de Cultura do Município, Antonio Marcos da Silva, passou por Nova Tebas, Boa Ventura de São Roque e Manoel. Esses municípios, segundo Antonio Marcos, já pertenceram à Pitanga.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo