22/08/2023



Paraná Saúde

Após um ano de pandemia, casos aumentam e PR abre novos leitos UTI

O número de leitos de UTI abertos no período de pandemia é superior ao criado nos últimos 20 anos no Estado

uti

Após um ano de pandemia, casos aumentam e PR abre novos leitos UTI (Foto: Arquivo/RSN)

Há quase um ano, o Governo do Paraná anunciava quais seriam as primeiras medidas de enfrentamento à covid-19, o que incluía o isolamento social, situação a qual os moradores do Paraná precisaram volta no último sábado (27). Nesse período de tempo, março de 2020/março de 2021, 3.616 novos leitos exclusivo para pacientes de covid-19 foram abertos. Este é o número de leitos ativos até a manhã desta quarta (3), o maior desde o início da pandemia. Mas a previsão da Secretaria de Estado da Saúde é colocar mais 155 em operação nas próximas semanas.

O número de leitos de UTI abertos no período é superior ao criado nos últimos 20 anos no Estado. Instalados gradualmente, conforme o avanço dos casos no Paraná, cerca de 55 mil pessoas já utilizaram as estruturas.

Portanto, a administração estadual destinou R$ 163,2 milhões na ampliação da rede hospitalar nas 22 Regionais de Saúde. Assim, envolvendo incremento de leitos em hospitais públicos e particulares que atendem pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS), como aponta o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Desde os primeiros casos, tivemos a estratégia de ampliar o atendimento regional e disponibilizamos leitos para todo o Estado. Apostamos em melhorar o que já existia e não abrimos hospitais de campanha, que custam muito e acabam não sendo incorporados à estrutura de saúde. Mas os recursos são finitos. Além disso, os profissionais de saúde trabalharam de maneira árdua ao longo do último ano, está cada vez mais difícil para as equipes da linha de frente.

Neste ano, houve um incremento de 630 leitos, quase metade deles ativada na última semana pelo Governo do Estado. Até ontem (2), a taxa de ocupação das UTIs estava em 92% no Estado, com situação mais crítica na macrorregião Oeste, que chegou a 97%. Dessa maneira, o Paraná já começou este ano com sinal de alerta ligado e atravessa atualmente o período mais crítico.

Desde meados de janeiro, o número de leitos ofertados pela Secretaria da Saúde passou dos 3 mil ativos. O total disponível atualmente é o maior desde então.

CASCAVEL

Cascavel na Região Oeste recebeu mais 22 leitos para tratamento de covid-19, 22 leitos unidades de terapia intensiva (UTI) e 10 de enfermaria. Na nova entrega, o governo vai habilitar 12 leitos de UTI e 10 de enfermaria no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). O hospital é referência para o tratamento da doença em Cascavel. De acordo com o secretário de saúde do estado, o governo encaminhou também equipamentos para ajudar na abertura de outras 10 UTIs no Hospital Municipal.

O quadro é muito grave. O Governo do Paraná está fazendo todo o investimento possível para ampliar a estrutura em Cascavel. Desse modo, precisamos contar com o apoio da população, para que acate o pedido de ficar em casa neste momento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo